O que cai na prova PM SP?

Ser concursado é o sonho de milhares de brasileiros, e muitos ainda almejam principalmente a carreira militar. Portanto fique sabendo que foi publicado o edital do concurso PM-SP (Polícia Militar de São Paulo) com a oferta de nada menos que 2.700 VAGAS para nível MÉDIO.

Trata-se de uma excelente oportunidade e você não pode ficar de fora dessa 😉

Para participar deste concurso você deverá acessar o site da organizadora, Vunesp, a partir do dia 15 de agosto até o dia 25 de setembro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 24 de novembro é tempo suficiente para você se preparar com dedicação e muita disciplina.

O que cai na prova PM-SP

O que estudar para o concurso PM-SP?

Um dos grandes obstáculos já no início dos estudos (sofri bastante com isso no começo) é encontrar as informações que precisamos no edital, por isso resolvi escrever este artigo esmiuçando tudo o que cai na prova PM-SP para o cargo de Soldado. Dessa maneira ficará mais fácil buscar e encontrar materiais completos e de acordo com o edital.

Ah! Se você tem dificuldade em organizar seus estudos, confira o artigo Ciclo de Estudos e descubra de maneira fácil e rápida a criar um cronograma que facilitará e otimizará sua preparação.

>>> Tenha acesso a Apostila Soldado PM-SP 2019 <<<

Lembre-se que são 2.700 chances e você precisa de apenas uma vaga!

O que cai na prova PM-SP

Vamos, então, ao que cai na prova PM-SP e ao final deste artigo confira algumas dicas de como ser aprovado no concurso:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Sinônimos e antônimos.
3. Sentido próprio e figurado das palavras. 4. Pontuação. 5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Concordância verbal e nominal. 7. Regência verbal e nominal. 8. Colocação pronominal. 9. Crase.

MATEMÁTICA

1. Números inteiros: operações e propriedades. 2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. 3. Mínimo múltiplo comum. 4. Razão e proporção. 5. Porcentagem. 6. Regra de três simples. 7. Média aritmética simples. 8. Equação do 1º grau. 9. Sistema de equações do 1º grau. 10. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. 11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras. 13. Raciocínio lógico. 14. Resolução de situações-problema.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. HISTÓRIA GERAL

1.1. Primeira Guerra Mundial. 1.2. O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial. 1.3. A Guerra Fria. 1.4. Globalização e as políticas neoliberais.

2. HISTÓRIA DO BRASIL

2.1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2.2. As Constituições Republicanas. 2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. 2.4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.

3. GEOGRAFIA GERAL

3.1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. 3.2. Os principais problemas ambientais.

4. GEOGRAFIA DO BRASIL

4.1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação). 4.2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 4.3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária. 4.4. Os impactos ambientais.

5. ATUALIDADES

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e
internacionais, ocorridos a partir do 1º de outubro de 2018, divulgados na mídia local e/ou nacional.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

1. MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. 2. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. 3. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. 4. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. 5. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. 6. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

>>> Tenha acesso a Apostila Soldado PM-SP 2019 <<<

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. CONSTITUIÇÃO FEDERAL

1.1. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais: 1.1.1. Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; 1.1.2. Capítulo IV – Dos Direitos Políticos. 1.2. Título III – Da Organização do Estado: 1.2.1. Capítulo VII – Da Administração Pública: 1.2.1.1. Seção I – Disposições Gerais; 1.2.1.2. Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 1.3. Título V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas: 1.3.1. Capítulo III – Da Segurança Pública.

2. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

2.1. Título II – Da Organização e Poderes: 2.1.1. Capítulo III – Do Poder Executivo; 2.1.2. Capítulo IV – Do Poder Judiciário: 2.1.2.1. Seção V – Do Tribunal de Justiça Militar e dos Conselhos de Justiça Militar. 2.3. Título III – Da Organização do Estado: 2.3.1. Capítulo I – Da Administração Pública: 2.3.1.1. Seção I – Disposições Gerais; 2.3.2. Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado: 2.3.2.1. Seção I – Dos Servidores Públicos Civis; 2.3.2.2. Seção II – Dos Servidores Públicos Militares; 2.3.3. Capítulo III – Da Segurança Pública: 2.3.3.1. Seção I – Disposições Gerais; 2.3.3.2. Seção III – Da Polícia Militar.

3. LEI FEDERAL Nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação

3.1. DECRETO nº 58.052/12 – Regulamenta a Lei nº 12.527/11, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.

Como ser aprovado no concurso PM-SP?

Ter estabilidade financeira tornou-se o sonho de milhares de pessoas. Corri atrás desse sonho por muito tempo até alcançá-lo. Portanto quero deixar algumas dicas infalíveis que ao longo dos anos de estudos fui lapidando em prol do meu objetivo “a aprovação no concurso público”.

Dica 1:

Saiba lidar com o tempo que tem disponível para os estudos. Não o desperdice, cada minuto é muito valioso, saiba gerenciá-lo e ele será seu grande aliado.

Dica 2:

Pratique exercícios, se você não é adepto faça ao menos uma caminhada para começar, você verá como seu desempenho irá melhorar. Além disso, provas para PMs tem o teste de aptidão física, portanto se ainda não começou é importante iniciar um preparo do corpo também.

Dica 3:

Tive bastante dificuldade em encontrar materiais bons e completos durante minha vida de concurseira. Ah, e detalhe, durante essa etapa da vida não temos dinheiro sobrando, não é mesmo?! Por isso, optei por materiais mais em conta, e fui surpreendida com a qualidade dessas Apostilas. Confira você também!

Dica 4:

Escolha um local apropriado, confortável, limpo e silencioso para estudar. Um ambiente agradável tornará suas horas de estudos bem mais prazerosas.

Dica 5:

Durma bem por cerca de 6 a 8 horas por noite. Dormir bem trará inúmeros benefícios para sua mente e corpo.

Vimos neste artigo….

tudo o que cai na prova da PM-SP e ainda várias dicas de como ser aprovado!

Bons estudos! 😉