LDB Atualizada 2019 Resumida

LDB Atualizada 2019 Resumida

Se você é professor e almeja uma carreira consolidada, o concurso público pode tornar seu sonho realidade. Pensando nisso quero trazer para você de forma resumida e atualizada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394/96).

Esta lei faz parte do item de conhecimentos específicos cobrado nas provas de concurso para a área de educação principalmente aos cargos de professores de Ensino Médio e Ensino Fundamental e, por isso, torna-se importante o conhecimento da LDB para que você tenha uma boa pontuação, considerando que o peso das questões de conhecimentos específicos são sempre maiores.

Então vamos lá!

A LDB Atualizada 2019 e como ela se estrutura

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação tem a função de regulamentar o sistema educacional, seja ele privado ou público, na educação básica ou no ensino superior.

A LDB tem 92 artigos que estão divididos em 09 títulos conforme descritos abaixo:

Título 1 – Da Educação
Título 2 – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Título 3 – Do Direito à Educação e do Dever de Educar
Título 4 – Da Organização da Educação Nacional
Título 5 – Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino
Capítulo 1 – Da Composição dos Níveis Escolares
Capítulo 2 – Da Educação Básica
Seção 1 – Das Disposições Gerais
Seção 2 – Da Educação Infantil
Seção 3 – Do Ensino Fundamental
Seção 4 – Do Ensino Médio
Seção 5 – Da Educação de Jovens e Adulto
Capítulo 3 – Da Educação Profissional
Capítulo 4 – Da Educação Superior
Capítulo 5 – Da Educação Especial
Título 6 – Dos Profissionais da Educação
Título 7 – Dos Recursos Financeiros
Título 8 – Das Disposições Gerais
Título 9 – Das Disposições Transitórias

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Fica evidente entre os títulos mencionados acima porque essa lei é tão importante nos concursos públicos da área de educação, pois é a partir dela que a educação no nosso país se orienta e norteia todo o seu funcionamento.

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Um dos itens de grande relevância e que deve ser levado mais a sério durante seus estudos é o que trata sobre os princípios da educação. Meu conselho é que você compreenda os valores que cada um deles defendem… Não precisa memorizar, ok 😉

Grande maioria das questões das provas de concursos focam justamente nessa parte da lei, por isso você entendendo melhor este item suas chances de acerto serão muito boas.

Claro, você deverá ler todos os itens, mas não precisa ficar horas tentando entender e até memorizar. Por exemplo, questões muito específicas como o financiamento da educação, raramente são cobradas.

De forma sucinta esse item compreende um conjunto de finalidades que transpõe a educação, ou seja, a educação é dever da família e do Estado com o objetivo de buscar o total desenvolvimento do educando como cidadão.

Confira abaixo quais são os 13 Princípios e Fins da Educação Nacional:

1 – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
2 – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
3 – Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
4 – Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
5 – Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
6 – Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
7 – Valorização do profissional da educação escolar;
8 – Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
9 – Garantia de padrão de qualidade;
10 – Valorização da experiência extraescolar;
11 – Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
12 – Consideração com a diversidade étnico-racial;
13 – Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

RESUMO LDB ATUALIZADA 2019

Do Direito à Educação e do Dever de Educar

Continuando nosso objetivo de pontuar as partes mais importantes da LDB vamos aqui falar brevemente do item que corresponde aos deveres do Estado com a Educação.

Em resumo o Estado tem por obrigação ofertar de forma gratuita a educação básica. Conheça quais são os deveres do Estado:

1 – Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.
2 – Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3 – Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
4 – Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
5 – Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
6 – Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
7 – Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
8 – Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
9 – Padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
10 – Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 anos de idade.

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Anote aí: atenção ao item 10 quanto a proximidade da residência do educando, essa regra não inclui o Ensino Médio.

Da Organização da Educação Nacional

Neste item há uma separação clara das incumbências de cada órgão, definindo os elementos estruturadores da educação escolar, iniciando pelos sistemas até chegar às unidades escolares.

Temos nos artigos 9º ao 13º as incumbências e responsabilidades de cada esfera, sendo federal, estadual, municipal, institucional e docente. Com isso você deve compreender que existe uma divisão de tarefas e responsabilidades, porém trabalhando em regime de colaboração em busca de um mesmo objetivo.

Lembrando que os sistemas de ensino têm liberdade de organização desde que estejam dentro dos termos da Lei.

Estudando e compreendendo os itens da LDB mencionados neste texto você conseguirá um ótimo desempenho nas provas de concurso. Com esta base ficará mais fácil, mesmo quando não souber a resposta correta, interpretar e chegar a uma conclusão com mais tranquilidade.

Quer conhecer a LDB na íntegra clique aqui »»» lei_de_diretrizes_e_bases.pdf

Depois desse Resumo LDB atualizada 2019, vamos treinar um pouco? Então confira as questões gabaritadas logo abaixo:

1 – Em conformidade com a Lei nº 9.394/96 – LDB, o ensino será ministrado com base, dentre outros, nos seguintes princípios:

I – Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
II – Desvalorização do profissional da educação escolar.
III – Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

Estão CORRETOS:
a) Somente os itens II e III.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I e III.
d) Todos os itens.

Resposta correta: letra C

2 – Em consonância com a Lei nº 9.394/96 – LDB, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, EXCETO:

a) Educação Infantil gratuita às crianças de até três anos de idade.
b) Acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
c) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
d) Atendimento ao educando, em todas as etapas da Educação Básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Resposta correta: letra A

3 – De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), NÃO é princípio da Educação Nacional:

a) Garantia de padrão de qualidade, prioritariamente, nas instituições de ensino privadas e filantrópicas.
b) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
d) Consideração com a diversidade étnico-racial.

Resposta correta: letra A

4 – A LDB 9394/96, no que tange à organização da Educação Nacional, determina que a União, os Estados e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Considerando as competências de cada ente federado enumere as colunas:

I – Município
II – Estado
III – União

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação
( ) Ter acesso a todos os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais
( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem
( ) Ofertar a educação infantil e com prioridade o ensino fundamental
( ) Integrar os órgãos e instituições oficiais do sistema de ensino às políticas e planos educacionais da União e dos estados

A sequência correta é:
A) III, III, II, I, I
B) III, II, II, I, I
C) I, I, II, II, III
D) II, III, I, II, I
E) I, II, II, I, III

Resposta correta: letra A

5 – O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Acerca da sua organização e estrutura, sabe-se que:

a) A modalidade da Educação Infantil é a etapa obrigatória da Educação Básica e inclui uma base nacional comum e uma diversificada.
b) O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e deve preparar o aluno, exclusivamente, para a Educação Superior, apenas em nível subsequente.
c) A Educação de Jovens e Adultos é um dos níveis da Educação Básica e deve ser ofertada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos na idade própria.
d) O Ensino Fundamental inicia-se aos 6 (seis) anos de idade e, como etapa obrigatória, tem como um de seus objetivos desenvolver a capacidade de aprender através do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
e) A estrutura da Educação Básica é formada pelas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

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Resposta correta: letra D

Fique agora com o vídeo abaixo apresentando dicas simples e práticas sobre a LDB:

 

Qual o melhor material para concursos da área de educação?

Quando falamos de material para concursos ficamos com muita dúvida, pois o mercado oferece inúmeras opções e fica difícil decidir por algo que seja verdadeiramente útil para uma boa preparação.

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Sempre gostei de conciliar meus estudos com apostilas, livros e cursos online, a utilização de mais de um recurso favorece a aprendizagem, digo isso por experiência própria, há pesquisas quanto a isso que confirmam que aprendemos de diferentes formas.

Por exemplo, tem pessoas que assimilam melhor o conteúdo lendo, outros ouvindo, e outros ainda ensinando, por isso é importante diversificar ok 😉

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Hoje aprendemos…

Sobre os itens de grande relevância em concursos públicos quando o assunto é Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Conferimos o resumo LDB atualizada 2019, sua estrutura, os princípios da Educação, os deveres do Estado com a Educação e quanto a organização da Educação Nacional.

Por fim, tivemos acesso a algumas questões gabaritadas para treinar nossos conhecimentos.

Bons estudos! 🙂