Como estudar para o ENEM?

Como estudar para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos maiores e mais importantes exames aplicados no país. Ele é responsável pela seleção de estudantes para ingresso em instituições de ensino superior por meio dos programas do governo Sisu, Prouni e Fies.

Tratando-se de um exame que pode decidir seu futuro, saber estudar para o ENEM é imprescindível para que o resultado atenda suas expectativas e você possa ingressar na tão sonhada faculdade e, principalmente, no curso desejado.

Neste artigo vamos abordar tudo que você precisa saber para tirar uma boa nota no ENEM. Durante sua leitura confira várias dicas.

Então vamos lá!

Como estudar para o ENEM 2019

Como estudar para o enem

As provas do ENEM são divididas em quatro áreas de conhecimento, são elas:

1º Domingo:

  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Redação

2º Domingo:

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Matemática.

Mas não pense que as matérias acima são cobradas individualmente, a prova tem uma característica bem interessante que é trabalhar a interdisciplinaridade, ou seja, em uma questão pode ser exigido conhecimento em duas ou mais áreas, por exemplo, História e Geografia etc.

Bônus: leia muito. Tenho certeza que você já ouviu isso milhares de vezes, mas é sério o hábito da leitura o ajudará muito na interpretação do enunciado das questões (sempre extensos) e principalmente na elaboração da redação.

Quando iniciar seus estudos, pare um pouco e pesquise por meio de provas anteriores, quais os assuntos mais cobrados por matéria. Sei que isso não é tarefa fácil e você também não tem muito tempo para ficar pesquisando. Portanto fiz uma relação baseada nas provas anteriores com os assuntos que mais caem no ENEM e que merecem uma atenção especial.

Isso com certeza facilitará e agilizará muito sua preparação para o ENEM, confira 😉

como estudar para o enem

Dicas de como estudar para o ENEM

Para obter um bom resultado de seus estudos alguns fatores são essenciais e devem ser seguidos, por exemplo:

  • Faça um plano de estudos – defina o tempo que você estudará por dia e monte um cronograma com as matérias, período de revisões e para fazer exercícios. Tem dificuldade em montar seu cronograma de estudos, então confira o ciclo de estudos.
  • Beba muito líquido, alimente-se bem e pratique exercícios físicos: pode parecer bobagem, mas nosso cérebro adquirir conhecimento com mais facilidade quando encontra-se bem.
  • Faça simulados: hoje diversos sites oferecem simulados gratuitos, alguns dispõe até de cronômetro e durante seu treinamento isso pode ser de grande valia, pois o tempo durante as provas é muito valioso.
  • Ambiente agradável de estudos: busque estudar num lugar limpo, arejado, bem iluminado e silencioso. Sua concentração irá agradecer.
  • Materiais de estudos: procure materiais completos e que sejam elaborados 100% de acordo com o edital. Talvez você até pense em buscar na internet, mas por experiência própria, não vale a pena, você perde um tempo precioso e acaba se estressando com a quantidade de conteúdo ruim. Já me beneficiei muito com os materiais Apostilas Opção são completos e atualizados e melhor sempre por um preço bem acessível, confira.

Não importa sua idade ou classe etc. se você sonha entrar numa faculdade é só começar a estudar. As chances são iguais para todos, basta dedicação e você certamente chegará lá.

Bons estudos! 🙂