Como estudar para Concursos sozinho?

Uma das maiores dificuldades para quem quer estudar para Concursos sozinho é a falta de disciplina. É natural que, sem um professor ou um grupo de estudos, fique mais fácil perder o foco e adiar as horas de estudo.

Por isso, é importante ter uma rotina de estudos bem definida e seguir algumas dicas para não perder o ritmo.

Portanto, separe um horário do seu dia para estudar e crie uma lista de tarefas para cada dia da semana. Divida os conteúdos que precisa estudar por matérias e faça um cronograma detalhado, com os dias e horários em que vai trabalhar cada uma delas.

Confira >> aqui << o artigo Ciclo de estudos com técnicas eficazes que auxiliarão na organização dos seus estudos!

Procure reservar pelo menos duas horas do seu dia para os estudos e cumpra a sua programação sempre que possível.

Além da disciplina, outro grande desafio na hora de estudar para concursos sozinho é manter o foco nos conteúdos. Para isso, procure utilizar diversas fontes de informação, como livros didáticos, apostilas e materiais disponíveis na internet.

Faça resumos, mapas mentais dos conteúdos mais importantes e treine bastante com questões de provas anteriores.

Também é importante conversar com outras pessoas que estejam passando pelo mesmo processo que você para trocar experiências e tirar dúvidas.

Com dedicação e força de vontade é possível simular concursos públicos sozinho! Basta seguir essas dicas e manter o foco nos seus objetivos.

Qual a melhor maneira de estudar para concurso público?

Não existe uma melhor maneira, pois isso, irá depender muito de cada um, seja na forma como cada um se expressa e aprende.

Pode não parecer importante, mas cada pessoa tem uma forma de aprender, por exemplo, alguns fixam melhor o conteúdo apenas lendo, outros lendo e escrevendo, outros ainda treinando muito com exercícios etc.

Entretanto, existem técnicas que auxiliam e otimizam os estudos elaboradas por concurseiros que passaram anos se preparando e conquistaram cargos altos em concursos federais.

Para Provas Objetivas:

Geralmente todos os concursos trazem a primeira etapa como sendo de Prova Objetiva, quando não é a única fase.

Pois bem, para essa etapa o mais indicado é resolver o máximo de questões anteriores de outros concursos de mesmo nível de escolaridade, mesma banca etc.

Para isso, você pode contar com sites que disponibilizam Plataformas de Questões com milhares de exercícios gabaritadas, além de muitas questões comentadas por professores especialistas.

Para Provas Subjetivas:

Agora, veja bem, para os concursos que trazem Provas Subjetivas como é o caso de certames para Juiz, Promotores etc., a técnica é faça resumo, isso mesmo, pegue três principais autores e crie resumos, depois resumo dos resumos até chegar a essência do conteúdo.

Claro que essas técnicas exigem dedicação e muito treino, mas a conquista da tão esperada vaga será certa.

Como estudar para concurso de forma rápida?

Para quem está estudando para concurso público cada minuto é muito precioso, porém a procrastinação é algo difícil de evitar. Contudo, confira as dicas abaixo para conseguir estudar de forma mais rápida e eficaz.

Dica 1- Crie um cronograma de estudos

Como vem sendo falado desde o início deste artigo, a primeira coisa que um candidato a concurso deve fazer é criar um roteiro de estudos.

Sim, leia o edital com muita atenção, anote as disciplinas do conteúdo programático. Atenção: faça isso mesmo que falte um mês para a prova, pois sem organização você não sairá do lugar.

Depois organize os dias e horas que poderá se dedicar aos estudos e então divida as matérias, lembre-se de deixar cerca de 40 minutos todos os dias para resolver questões do assunto estudado.

Dica 2- Otimize o tempo e evite a procrastinação

Ademais, a segunda etapa é saber aproveitar o tempo utilizando o mesmo com seriedade.

Para isso, antes de iniciar os estudos desligue todas as notificações do seu celular e o deixe no silencioso, só utilize a internet para sanar eventuais dúvidas que venham a surgir ao longo dos estudos.

Procure estudar sempre no mesmo horário, isso fará com que você crie uma rotina e será muito propício para o seu cérebro.

Dica 3- Resolva questões de provas anteriores

Esta certame é a dica de ouro. Em vários depoimentos de concurseiros aprovados a técnica indicada por todos é resolver questões, o máximo que conseguir.

Pois, ao resolver questões de provas anteriores você se familiariza com a banca, seu estilo de cobrança e ainda fica ciente se ela aplica as famosas “pegadinhas”.

Além disso, você pode cronometrar o tempo ao iniciar uma prova e já ir se adaptando para o dia real, geralmente as bancas cobram 3 horas de prova.

Busque por cadernos de questões ou mesmo como dito acima por plataformas que disponibilizam cadernos prontos já com a banca selecionada.

Dica 4- Faça resumos

Estudar leis, decretos etc., nem sempre é tarefa fácil e uma forma de “absorver” o conteúdo é fazer resumos. Dessa maneira, crie o hábito de resumir, pois com isso o estudo fixa ainda mais no seu cérebro.

Faça resumos simples, para isso, quando estiver lendo já vá sublinhando termos mais importantes e somente depois você crie o resumo.

Além disso, você também pode criar ou adquirir mapas mentais onde utilizando infográficos, imagens conseguirá assimilar melhor todo o conteúdo estudado.

Essa técnica permite ainda que você relacione diferentes aspectos de uma disciplina fazendo uma série de associações muito úteis na hora da prova, auxiliando na interpretação.

Confira o vídeo abaixo do professor Mateus Andrade com 5 passos para quem quer começar a estudar do zero: