O que faz um agente de combate a endemias?

Antes de entrarmos nas funções e áreas de atuação de um agente de combate a endemias é importante esclarecer sobre o que vem a ser uma endemia. Entendemos por endemias doenças que aparecem com frequência em determinadas áreas geográficas. Essas doenças aparecem devido a diversos fatores como por exemplo o clima da região.

Agora que já sabemos o que é uma endemia fica fácil falar sobre o cargo público de agente de combate a endemias.

Área de atuação

O agente de combate a endemias atua junto à comunidade, ou seja, nos bairros que podem ser foco de doenças ou que já tenham casos confirmados. A atuação do agente nesses casos é através de visitas a casas e locais que podem ser atingidos pela endemia.

Funções

Está entre as principais funções de um agente de combate a endemias fazer levantamentos e indicar locais propícios a endemias, controle de doenças que estejam atingindo a comunidade/região e promoção de ações relacionadas à saúde do município.

Para cumprir as suas funções os agentes fazem serviço de campo onde visitam as casas com objetivo de verificar se existe algum foco da endemia que atinge aquela região. Também é papel do agende de endemias fazer um trabalho de conscientização da comunidade, usando dessas visitas, para explicar sobre o combate e/ou prevenção de determinada endemia que atinge aquele local.

Remuneração

O salário para o cargo agente de combate a endemias gira em torno de R$ 1300,00. Esse valor é variável de acordo com a cidade de atuação.