Por que concurso público é tão difícil?

A conquista de uma vaga em concurso é o sonho de milhares de pessoas, seja pelo fato de alcançar certa estabilidade, como também altos salários. Mas, aí vem a pergunta, por que concurso público é tão difícil?

Primeiramente, entenda que concurso é uma forma de seleção de candidatos para cargos públicos por meio de um processo que pode incluir uma ou mais etapas como:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva;
  • avaliação de títulos;
  • exames médicos;
  • investigação social, entre outros.

Porém, ao analisarmos alguns concursos encontramos algumas razões pelas quais eles são considerados difíceis, vejamos:

Por que concurso público é tão difícil

Concorrência

Os concursos públicos costumam atrair um número alto de candidatos, muitas vezes o triplo, o quádruplo etc., do número de vagas disponíveis, o que torna a concorrência acirrada.

Conteúdo Programático Extenso

Os editais dos concursos públicos geralmente exigem conhecimento em diversas áreas, o que pode incluir várias disciplinas e temas, e isso exige um longo tempo de estudo e dedicação.

Alto Nível de Exigência

Todos os concursos públicos têm as suas dificuldades, porém alguns exigem um alto nível de conhecimento dos candidatos, como é o caso de concursos em esfera federal, por exemplo.

Diversas Etapas de Seleção

Como dissemos anteriormente, além da prova objetiva, muitos concursos possuem outras etapas de seleção, como prova discursiva, avaliação de títulos, exames médicos, investigação social, entre outras.

Geralmente, cada uma das etapas iniciais têm caráter eliminatório e classificatório, e isso pode desclassificar alguns concurseiros ao longo do processo.

Portanto, é preciso estar preparado não apenas para a prova objetiva como também para as demais etapas.

Tempo de Preparação

Por fim, muitos candidatos precisam conciliar a preparação para os concursos públicos com outras atividades, como trabalho, casa, filhos etc., o que pode tornar a preparação ainda mais desafiadora.

Por essas razões, é importante que os candidatos estejam bem preparados e dedicados para enfrentar a concorrência e os desafios de um concurso público.

Uma dica valiosa para uma boa preparação é a organização de um cronograma de estudos de acordo com o edital do concurso e as horas que você têm disponíveis.

Conheça nosso artigo especial “Ciclo de Estudos” onde ensinamos algumas técnicas simples de como criar o seu cronograma.

Fazer concurso vale a pena?

Quando fazemos essa pergunta precisamos levar em consideração as seguintes dúvidas:

  • Onde quero estar daqui a 5, 10 anos?
  • Gostaria de ficar num mesmo emprego por vários anos?
  • Quais meus projetos a curto, médio e longo prazo?
  • Quais meus sonhos?

Com isso, você conseguirá analisar melhor se fazer um concurso público é a sua melhor opção no momento. Perceba como é fundamental avaliar as próprias condições e objetivos pessoais.

Além disso, é preciso ter consciência de que será necessário uma boa preparação e estar disposto a separar um tempo para se dedicar aos estudos.

Portanto, começar a se preparar para um concurso deve ser uma decisão madura, pois você precisará abrir mão de muitas coisas por um período.

Dizemos isso, porque muitas pessoas decidem por um concurso, mas não amadurecem a ideia de que precisam se dedicar e os estudos acabam frustrados.

É importante que a decisão de fazer um concurso público seja levado a sério, como uma missão, aqui caímos na motivação que deve ser contínua.

O que te motiva a prestar concurso público?

Pronto, agora chegamos numa parte bastante delicada, ou seja, o que podemos fazer para nos manter motivados nos estudos para concurso.

Todos nós sabemos que um dos maiores atrativos dos concursos públicos é o salário que geralmente é maior do que um mesmo cargo, por exemplo, na iniciativa privada.

Além disso, o concursado, dependendo da autarquia a qual faça parte, terá diversos benefícios elevando ainda mais os ganhos mensais.

Por que concurso público é tão difícil

Mesmo assim, a resposta de como se manter motivado é muito pessoal, porém podemos dar algumas dicas que ajudarão a pensar com mais clareza nos propósitos almejados. Vamos lá!

  • Dar uma vida melhor à minha família.
  • Ter a casa própria.
  • Poder viajar mais; duas ou três vezes no ano.
  • Colocar meus filhos numa escola particular.
  • Trocar de carro todos os anos.
  • Comprar um sítio.
  • Ter um bom plano de saúde.
  • Comprar uma casa maior, com piscina etc.
  • Ser sócio de um clube.

Bem, essas foram algumas ideias, agora faça a sua lista dos sonhos, tente fazer na sequência de prioridade.

Depois, caso seja o carro, por exemplo, imprima uma foto do modelo que almeja e deixe-o em um local onde você conseguirá ver com frequência.

Certamente, fazendo isso você terá motivação diária para os estudos, não deixe de tentar!

Qual concurso estudar?

Para saber qual concurso estudar é preciso pensar nos objetivos que quero alcançar, ou seja, vou fazer um concurso pelo salário, pelo nível de escolaridade ou pela quantidade de vagas etc. Aqui também será um critério pessoal.

Contudo, fizemos um compilado de algumas dicas para que você possa filtrar o melhor concurso e começar logo seus estudos, confira:

1 – Identifique suas habilidades e interesses

Antes de escolher qual concurso estudar, é importante avaliar suas habilidades e interesses. Se você tem formação na área de saúde, por exemplo, pode considerar cargos em hospitais, prefeituras etc.

Mas vale lembrar que muitos concursos principalmente os federais e estaduais trazem muitas vagas para nível médio ou nível superior em qualquer área de formação.

Outro exemplo, se você tem formação em Direito, pode optar por concursos para carreiras jurídicas.

2 – Analise a área de atuação

Além das habilidades e interesses pessoais, é importante avaliar o mercado de trabalho e a demanda por profissionais em determinadas áreas.

Algumas áreas em destaque no serviço público são: Saúde, Educação, Segurança Pública, Tribunais e Fiscais.

3 – Pesquise sobre os órgãos públicos

pesquise sobre os órgãos públicos e instituições que oferecem os concursos públicos. Verifique a reputação da instituição, os salários oferecidos, as perspectivas de crescimento na carreira, entre outros aspectos.

4 – Atente-se a abertura de editais

Após identificar as áreas e instituições de interesse, verifique a abertura de editais de concursos públicos para as áreas que mencionamos acima.

Acompanhe os sites e as redes sociais das instituições; e esteja atento aos editais publicados pelas bancas organizadoras.

5 – Avalie a concorrência

Por fim, antes de decidir qual concurso estudar, é importante avaliar a concorrência.

Para isso, verifique o número de vagas disponíveis, o número de inscritos em concursos anteriores e a relação candidato/vaga para ter uma noção do nível de dificuldade do concurso.

Lembre-se que cada concurso tem suas particularidades e exigências, por isso é importante dedicar-se ao estudo específico para cada edital. Bons estudos!