O que cai na prova do Concurso DPU

Foi reaberto o Concurso para provimento de 143 vagas para a Defensoria Pública da União, as vagas são para os níveis médio e superior, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, e salários de R$ 3.817,98 e R$ 5.266,18, mais benefícios como Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (GDPGPE) e auxílio-alimentação.

Confira abaixo o conteúdo programático de conhecimentos básicos para todos os cargos:

LÍNGUA PORTUGUESA

  1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2. Estruturação do texto e dos parágrafos. 3. Articulação do texto. 4. Significação contextual de palavras e expressões. 5. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 6. Emprego de tempos e modos verbais. 7. Pontuação, estrutura e formação de palavras. 8. Funções das classes de palavras. 9. Flexão nominal e verbal. 10. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 11. Concordância nominal e verbal. 12. Regência nominal e verbal. 13. Ocorrência de crase. 14. Acentuação gráfica. 15. Ortografia oficial.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

  1. Sistema operacional Windows XP e Windows 7. 2. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. 3. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a correio eletrônico. 4. Internet Explorer 8. 5. Conceitos básicos de segurança da informação.

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS (exceto para o cargo de Analista Técnico Administrativo):

  1. Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União – RJU) e alterações: disposições preliminares; provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; vencimento e remuneração; férias; licenças; afastamentos; concessões; tempo de serviço; direito de petição; regime disciplinar (deveres e proibições); acumulação; responsabilidades; penalidades; processo administrativo disciplinar.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO (exceto para os cargos de Analista Técnico-Administrativo e de Técnico em Assuntos Educacionais):

  1. Constituição Federal: conceito, classificações, princípios fundamentais. 2. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3. Organização político-administrativa: União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4. Poder legislativo: congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores. 5. Poder executivo: atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado. 6. Poder judiciário: disposições gerais, órgãos do poder judiciário. 7. Funções essenciais à justiça: Ministério público, advocacia e defensorias públicas. 8. Agentes públicos: espécies e classificação, cargo, emprego e função públicos. 9. Poderes administrativos: hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia, uso e abuso do poder. 10. Licitação: princípios, dispensa e inexigibilidade, modalidades, Lei nº 8.666/1993. 11. Controle e responsabilização da administração: controles administrativo, judicial e legislativo, responsabilidade civil do Estado.

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA (somente para os cargos de agente administrativo, analista Técnico-Administrativo e Técnico em Assuntos Educacionais):

  1. Técnicas de organização de arquivos: teoria das três idades, classificações em arquivos, classificações dos arquivos. 2. Gerenciamento da informação e gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes, intermediários; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes; diplomática. 3. Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação e conservação de documentos. 4. Documentos eletrônicos (digitais): conceitos e definições.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS (somente para os cargos de Analista Técnico-Administrativo, Assistente Social, Sociólogo e Técnico em Assuntos Educacionais):

  1. Gestão de Pessoas: conceitos, importância, relação com os outros sistemas da organização. 2. Função da área de Gestão de Pessoas: atribuições e objetivos. 3. Políticas e sistemas de informações gerenciais. 4. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho; competência interpessoal; gerenciamento de conflitos; clima e cultura organizacional; formação de grupos operativos, formação de lideranças, conceito de equipe e time. 5. Recrutamento e seleção: técnicas e processo decisório. 6. Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 7. Desenvolvimento e capacitação de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 8. Gestão de pessoas baseada em competências. 9. Aprendizagem organizacional: educação de adultos, conceito de educação corporativa; educação a distância.

RACIOCÍNIO LÓGICO:

  1. Resolução de problemas. 2. Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 3. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 4. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 5. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 6. Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica. 7. Tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica. 8. Fórmulas e suas tabelas-verdade. 9. Equivalências lógicas. 10. Leis de De Morgan. 11. Argumentos válidos e sofismas. 12. Contradições.

Confira o conteúdo programático da parte de conhecimentos específicos acessando o Edital disponível em nosso site.