O que cai na prova do Concurso Corpo de Bombeiros – MG – Edital 13/2018

O que cai na prova do Concurso Corpo de Bombeiros – MG

Com nada menos que 500 oportunidades para candidatos com nível médio de escolaridade, o Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais (CBM-MG), anuncia seu Concurso Público.

Trata-se de uma oportunidade única de adquirir estabilidade financeira e uma carreira memorável. Por isso neste artigo você conhecerá todos os detalhes do que cai na prova do Concurso Corpo de Bombeiros – MG e poderá ainda conferir dicas de estudo. Então vamos lá!

Como será o processo de seleção CBM-MG?

É importante saber como serão as fases desse concurso e estar preparado(a) para todas, certo?!

O concurso CBM-MG é composto por 4 fases que correspondem a:

  • 1ª fase: prova objetiva e de redação
  • 2ª fase: exames médicos; teste psicológico e prova teórico/prática
  • 3ª fase: teste de capacitação física (TCF) e habilidades natatórias
  • 4ª fase: exame toxicológico

Lembrando que somente os candidatos às especialidades de Motomecanização, Saúde e Comunicações terão prova teórico/prática.

Neste artigo focaremos na prova objetiva. 🙂

A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha, valerá 10 pontos, sendo cada questão no valor de 0,2 pontos. O candidato será aprovado nesta etapa se alcançar nota maior ou igual a 50% do total.

O que cai na prova do Concurso Corpo de Bombeiros

Quais matérias caem na prova Bombeiros MG?

O conteúdo programático traz as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa- 10 (dez questões)
  • Matemática – 10 (dez questões)
  • Geografia – 5 (cinco questões)
  • História – 5 (cinco questões)
  • Direitos Humanos – 5 (cinco questões)
  • Química – 5 (cinco questões)
  • Biologia – 5 (cinco questões)
  • Física – 5 (cinco questões)

DICA: Língua Portuguesa e Matemática somam sozinhas 20 questões, ou seja, são 40% das questões da prova, por isso, elas merecem bastante atenção. Faça muitos exercícios será uma ótima maneira de treinar.

Confira abaixo o conteúdo programático para a parte de conhecimentos gerais do Edital 13/2018:

LÍNGUA PORTUGUESA

I – Compreensão e interpretação de textos dissertativos.
II – Conhecimentos linguísticos – norma culta: Ortografia / acentuação gráfica; classes de palavras: definições, classificações, formas, flexões, empregos; estrutura e formação de palavras; estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos; concordância verbal; concordância nominal; regência verbal; regência nominal; emprego de sinais de pontuação; emprego de sinal indicativo de crase.
III – A variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua adequadas às várias situações de comunicação; linguagem verbal e não verbal; figuras de linguagem;
semântica: sinonímia e antonímia; polissemia e ambiguidade.
IV – Elementos de textualidade, coesão e coerência textuais; gêneros textuais e tipos de texto: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo.

REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Além da leitura, a prova avaliará, especialmente, as habilidades de produção textual. A redação avaliará as habilidades de organização e exposição de ideias, bem como a correção gramatical.

O texto elaborado pelo candidato deverá apresentar as seguintes características: pertinência e relevância dos argumentos em relação à proposta apresentada; estruturação lógica e coerente das ideias; expressão clara e concisa; propriedade vocabular; uso adequado dos mecanismos de coesão; de paragrafação e de sinais de pontuação.

MATEMÁTICA

1. Álgebra: 1.1. Conjuntos e conjuntos numéricos: representações de um conjunto, pertinência, inclusão, igualdade, união, interseção e complementação de conjuntos.
1.2. O conjunto dos números naturais: operações, divisibilidade, decomposição de um
número natural nos seus fatores primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois ou mais números naturais. 1.3. O conjunto dos números inteiros: operações, múltiplos e divisores. 1.4. O conjunto dos números racionais: propriedades, operações, valor absoluto de um número, potenciação e radiciação. 1.5. O conjunto dos números reais: números irracionais, a reta real, intervalos. 1.6. Comprimento, área, volume, massa, tempo, ângulo e velocidade. Conversão de medidas. 1.7. Equações de 1º e 2º graus. Relações entre coeficientes e raízes. Inequações de 1º e 2º graus. Desigualdades produto e quociente. Sistema de Equações de 1º e 2º graus. Interpretação geométrica 1.8. Funções. Conceito de função, função de variável real e seu gráfico no plano cartesiano. Composição de funções. Funções crescentes e decrescentes, máximos e mínimos de uma função. Função Afim. Função Quadrática. Função Modular. Função Exponencial. Logaritmo e função logarítmica. Gráficos.
1.9. Progressões aritméticas e geométricas. Noção de limite de uma sequência. Soma dos termos de uma progressão geométrica finita. 1.10. Matrizes e determinantes até a 4ª ordem. propriedades e operações. resolução e discussão de sistemas lineares.
1.11. Análise combinatória e probabilidade. O princípio fundamental da contagem.
Permutações, arranjos e combinações simples. Binômio de Newton. Incerteza e
probabilidade, conceitos básicos, probabilidade condicional e eventos independentes, probabilidade da união de eventos. 1.12. Polinômios e equações algébricas: operações, polinômios de coeficientes reais, operações, raízes, teorema do resto.

2. Geometria Plana: 2.1. Elementos primitivos, segmento, semirreta, semiplano e ângulo. 2.2. Retas perpendiculares e paralelas. 2.3. Teorema de Tales, congruência e semelhança de triângulos. 2.4. Relações métricas no triângulo retângulo e na circunferência. 2.5. Polígonos e circunferências. 2.6. Perímetro e área de figuras planas.

3. Trigonometria: 3.1. Trigonometria no triângulo retângulo. 3.2. Resolução de triângulos quaisquer. 3.3. Arcos e ângulos no círculo trigonométrico. 3.4. Seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica. 3.5. Equações trigonométricas. 3.6. Relações e transformações trigonométricas. 3.7. As funções seno, cosseno, tangente e seus gráficos.

4. Matemática Financeira: 4.1. Razões e proporções: grandezas direta e inversamente proporcionais. 4.2. Regra de três simples e composta. 4.3. Porcentagem. 4.4. Juros simples e composto.

5. Estatística básica e tratamento da informação: 5.1. População estatística, amostras, frequência absoluta e relativa. 5.2. Distribuição de frequências com dados agrupados, polígono de frequência, médias (aritmética e ponderada), mediana e moda. 5.3. Leitura, construção e interpretação de gráficos de barras, de setores e de segmentos.

6. Geometria Espacial: 6.1. Conceitos básicos. 6.2. Posições relativas de retas e planos no espaço. 6.3. Área e volume de prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera.

7. Geometria Analítica: 7.1. Ponto e Reta. 7.2. Circunferência.

8. Problemas envolvendo raciocínio lógico.

GEOGRAFIA

O espaço natural e econômico: orientação, localização, representação da Terra e fusos horários. A Terra: características e movimentos; evolução; camadas da Terra. A deriva continental e a tectônica de placas. Rochas: tipos; características. solos: formação; conservação. Relevo terrestre e seus agentes. A atmosfera e sua dinâmica: tempo; clima. As grandes paisagens naturais da Terra. Aspectos demográficos: conceitos fundamentais. Aspectos econômicos gerais: comércio; recursos naturais e extrativismo mineral; fontes de energia; indústria; agricultura. Geografia do Brasil: regiões brasileiras: aspectos físicos; aspectos humanos; aspectos políticos; aspectos econômicos. Geografia geral: as relações econômicas no mundo moderno: A crise econômica mundial; os blocos econômicos; a questão da multipolaridade. A globalização. Focos de tensão e conflitos mundiais.

HISTÓRIA

1. O mundo moderno: 1.1. A expansão marítima europeia e as práticas mercantilistas. 1.2. Da formação das monarquias nacionais ao absolutismo. 1.3. O Renascimento. 1.4. As reformas protestantes e a contrarreforma católica. 2. A colonização europeia na época moderna. 2.1. A África na rota do expansionismo e do colonialismo europeu. 2.1.1. A África por dentro: manifestações culturais, sociedades política/impérios, economia (do colonialismo moderno às independências pós II Guerra). 2.2. As civilizações “pré-colombianas”. 2.3. A colonização europeia no continente americano. 2.3.1. América espanhola. 2.3.2. América portuguesa. 2.3.3. América inglesa. 2.3.4. A presença francesa e holandesa. 3. A crise do antigo regime. 3.1. As revoluções inglesas do século XVII. 3.2. O pensamento europeu no século das luzes: Iluminismo, Despotismo Esclarecido e Liberalismo. 3.3. Rebeliões, insurreições, levantes e conjuras no mundo colonial. 4. O surgimento do mundo contemporâneo. 4.1. A Revolução Industrial e o triunfo do capitalismo. 4.2. Processo de emancipação e independência das colônias inglesas no continente,americano. 4.3. A Revolução Francesa e expansão de seus ideais. 4.4. O processo de independência e construção de nações na América espanhola. 4.5. Portugal, Brasil e o período joanino. 4.6. A independência e a organização do Estado brasileiro. 5. O mundo contemporâneo. 5.1. Na Europa, as novas lutas. 5.1.1. O fenômeno do nacionalismo e o triunfo do liberalismo político. 5.1.2. Os trabalhadores, suas lutas, seus projetos e suas ideologias.
5.2. O capitalismo monopolista e a expansão imperialista a partir do século XIX. 5.2.1. A Belle époque. 5.2.2. A periferia global sob domínio do centro capitalista: África, América e Ásia. 6. O continente americano no século XIX. 6.1. Os EUA e a expansão das fronteiras, a consolidação da ordem interna e suas relações externas. 6.2. América espanhola a difícil consolidação da ordem interna: do caudilhismo aos regimes oligárquicos. 6.3. O Estado Imperial brasileiro. 6.3.1. O Primeiro Reinado. 6.3.2. O Período Regencial. 6.3.3. O Segundo Reinado. 7. O Breve Século XX. 7.1. O começo do declínio da Europa: I Guerra Mundial. 7.2 Período entre guerras. 7.2.1. A Revolução Russa: da construção à afirmação do socialismo. 7.2.2. EUA, da expansão à crise de 1929. 7.2.3. Os regimes de direita em expansão no continente europeu e seus reflexos no mundo. 7.3. A II Guerra Mundial. 7.4. O mundo sob a hegemonia dos EUA e da URSS: a Guerra Fria. 7.5. As manifestações culturais do século XX. 8. Na periferia do mundo ocidental. 8.1. Do populismo e revoluções sociais às ditaduras na América Latina. 8.2. O Brasil republicano. 8.2.1. A Primeira República. 8.2.2. A Era Vargas. 8.2.3. Período populista. 8.2.4. Ditadura civil-militar (1964-1985). 8.2.4. O Brasil da Nova República aos dias atuais. 8.3. As lutas de libertação nacional na África e Ásia.8.3.1. As questões de identidade: etnia, cultura, território. 9. A Nova Ordem Mundial. 9.1. O fim da Guerra Fria. 9.2. Globalização, neoliberalismo, desigualdades e exclusões sociais no mundo de fins do século XX e início do XXI. 9.2.1. Os blocos econômicos e seus impactos. 9.2.2. As lutas e conflitos entre árabes e israelenses. 9.2.3. A Primavera Árabe.

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS

Histórico dos Direitos Humanos. Direitos individuais. Direitos sociais e direitos difusos. Direitos civis e políticos. Direitos fundamentais. Violação de Direitos Humanos. Segurança pública e cidadania. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Constituição Federal (artigos 1º ao 10). Constituição Estadual: Título II (artigos 4º e 5º), Título IV (artigos 185 a 226). Lei Nº 9.455, de 7 de abril de 1.997, Lei da Tortura. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1.990, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2.003, Estatuto do Idoso.

QUÍMICA

Propriedades dos materiais: 1. Estados físicos e mudanças de estado. Variações de energia e do estado de agregação das partículas. 2. Temperatura termodinâmica e energia cinética média das partículas. 3. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade e solubilidade. 4. Substâncias e critérios de pureza. 5. Misturas homogêneas e heterogêneas. Métodos de separação de misturas.

Estrutura atômica da matéria – Constituição dos átomos: 1. Modelo atômico de Dalton: descrição e aplicações. 2. Modelo atômico de Thomson: natureza elétrica da matéria e existência do elétron. 3. Modelo atômico de Rutherford e núcleo atômico. 4. Prótons, nêutrons e elétrons. Número atômico e número de massa. Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos. 5. Modelo atômico de Bohr: aspectos qualitativos.  Configurações eletrônicas por níveis de energia. Orbitais.

Periodicidade química: 1. Periodicidade das propriedades macroscópicas: temperaturas de fusão e ebulição, caráter metálico de substâncias simples. 2. Critério básico da classificação periódica moderna. Configurações eletrônicas e
elétrons de valência. 3. Grupos e períodos. Elétrons de valência, número de oxidação e localização dos elementos. 4. Símbolos de elementos mais comuns. 5. Periodicidade das propriedades atômicas: eletronegatividade, raio atômico, afinidade eletrônica e energia de ionização.

Ligações químicas e interações intermoleculares: 1. Propriedades macroscópicas de substâncias sólidas, líquidas e gasosas e de soluções: correlação com os modelos de ligações químicas e de interações intermoleculares. 2. Energia em processos de formação ou rompimento de ligações químicas e interações intermoleculares. 3. Modelos de ligações químicas e interações intermoleculares. Substâncias iônicas,
moleculares, covalentes e metálicas. 4. Polaridade das moléculas. Reconhecimento dos efeitos da polaridade de ligação e da geometria na polaridade das moléculas e a influência desta na solubilidade e nas temperaturas de fusão e de ebulição das substâncias.

Reações químicas e estequiometria: 1. Reação química: conceito e evidências experimentais. 2. Equações químicas: balanceamento e uso na representação de reações químicas comuns. 3. Oxidação e redução: conceito, balanceamento, identificação e representação de semirreações. 4. Massa atômica, mol e massa molar: conceitos e cálculos. 5. Aplicações das leis de conservação da massa, das proporções definidas, do princípio de Avogadro e do conceito de volume molar de um gás. Cálculos estequiométricos. Relações massa e mol. Excesso de reagentes, reagente limitante. Rendimento de reações químicas e grau de pureza de reagentes.

Soluções líquidas: 1. Soluções e solubilidade. O efeito da temperatura na solubilidade. Soluções saturadas. 2. O processo de dissolução: interações soluto / solvente; efeitos térmicos. 3. Eletrólitos e soluções eletrolíticas. 4. Concentração de soluções: em g/L, em mol/L e em percentuais. Cálculos químicos. 5. Propriedades coligativas. Relações qualitativas entre a concentração de soluções de solutos não voláteis e as propriedades: pressão de vapor, temperatura de congelação e de ebulição e a pressão osmótica.

Termoquímica: 1. Calor e temperatura: conceito e diferenciação. 2. Processos que alteram a temperatura das substâncias sem envolver fluxo de calor – trabalho mecânico, trabalho elétrico e absorção de radiação eletromagnética. 3. Efeitos energéticos em reações químicas. Calor de reação e variação de entalpia. Reações exotérmicas e endotérmicas: conceito e representação. 4. A obtenção de calores de reação por combinação de reações químicas; a Lei de Hess. Cálculos. 5. A produção de energia pela queima de combustíveis: carvão, álcool e hidrocarbonetos. Aspectos químicos e efeitos sobre o meio ambiente.

Cinética e equilíbrio químico: 1. Evidências de ocorrência de reações químicas: a variação de propriedades em função do tempo. 2. Velocidade de uma reação química: conceito e determinação experimental. Reações muito rápidas e muito lentas; efeito do contato entre os reagentes, de sua concentração, da temperatura, da pressão na velocidade de reações químicas. Catalisadores e inibidores. 3. Colisões moleculares: frequência e energia. Energia de ativação e estado de transição (complexo ativado): conceitos, construção e interpretação de diagramas. 4. Reações químicas reversíveis. Evidências experimentais para o fenômeno da reversibilidade. 5. Equilíbrio químico: caracterização experimental e natureza dinâmica. 6. A modificação do estado de equilíbrio de um sistema: efeitos provocados pela alteração da concentração dos reagentes, da pressão e da temperatura. O Princípio de Lê Chatelier. Aplicações.

Ácidos e bases: 1. Distinção operacional entre ácidos e bases de Bronsted – Lowry. 2. Ácidos e bases (fortes e fracos) de Arrhenius; reações de neutralização. 3. Produto iônico da água. pH: conceito, escala e usos. 4. Indicadores ácido-base: conceito e utilização.

Eletroquímica: 1. Pilhas e baterias. Funcionalidade e aplicações. 2. Eletrólise: aspectos qualitativos e quantitativos.

Química Orgânica: 1. Conceituação de grupo funcional e reconhecimento por grupos funcionais de: alquenos, alquinos e arenos (hidrocarbonetos aromáticos), alcoóis, fenóis, éteres, aminas, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas. 2. Representação de moléculas orgânicas. Carbono tetraédrico, trigonal e digonal e
ligações simples e múltiplas. Fórmulas estruturais – de Lewis, de traços, condensadas e de linhas e tridimensionais. 3. Variações na solubilidade e nas temperaturas de fusão e de ebulição de substâncias orgânicas causadas por: aumento da cadeia carbônica, presença de ramificações, introdução de substituintes polares. 4. Isomeria: plana ou constitucional e Estereoisomeria (geométrica e ótica) 5. Reações Orgânicas. Reações de substituição, de adição, eliminação, oxidorredução. 6. Polímeros: identificação de monômeros, unidades de repetição e polímeros – polietileno, PVC, teflon, poliésteres e poliamidas.

BIOLOGIA

Processos fundamentais da fisiologia celular: Estrutura celular (organelas) e compostos celulares (ácidos nucleicos, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais), respiração, fotossíntese. Divisão celular: mitose e meiose.

Fisiologia humana: Morofisiologia dos sistemas: circulatório, excretor e urinário, endócrino, nervoso, digestório, respiratório e tegumentar. Sistema reprodutor e métodos contraceptivos, DSTs. Anatomia, funções e disfunções.

Diversidade dos seres vivos: características morfofuncionais dos seres vivos: procariontes, fungos, vegetais, protistas e animais.

Princípios básicos da hereditariedade: Material genético; composição, estrutura e
duplicação do DNA – Código genético e mutação. Funcionamento dos genes; noções de transcrição, tradução – síntese proteica e regulação. Leis de Mendel. Padrões de herança: autossômica, ligada ao sexo – dominante e recessiva. Grupos sanguíneos. Aplicação dos conhecimentos atuais de genética, biologia molecular e biotecnologia.
Interação gênica – herança ligada ao sexo – mutações – Grupos sanguíneos.

Evolução da vida: Origem da vida – Mecanismo de especiação e diversidade – teorias e evidências da evolução. A conquista dos ambientes terrestres por animais e plantas. A
evolução do homem.

Ecologia: Bases do funcionamento dos sistemas ecológicos, fluxo de energia e ciclagem dos materiais. Características dos níveis de organização: população e ecossistemas. O ambiente e as adaptações dos organismos. Condições ambientais e a saúde. A biosfera comprometida – a extinção das espécies.

Programa de saúde: Principais doenças humanas provocadas e / ou transmitidas por vírus, bactérias, protistas e animais.

FÍSICA

Mecânica: Potência de dez – ordem de grandeza. Algarismos significativos – precisão de uma medida. Grandezas escalares e vetoriais – operações elementares. Aceleração – movimento retilíneo uniformemente variado – movimentos retilíneo uniforme da partícula e circular uniforme. Composição de forças – 1ª Lei de Newton – equilíbrio de uma partícula – peso de um corpo – força de atrito. Composição de velocidade – independência de movimentos – movimento de um projétil. Equilíbrio dos fluídos – densidade – pressão – pressão atmosférica – princípio de Arquimedes. Força e aceleração – massa – 2ª Lei de Newton. Forças de ação e reação – 3ª Lei de Newton. Trabalho de uma força – Potência. Energia potencial gravitacional e elástica – conservação da energia mecânica. Quantidade de movimento linear de uma partícula (conservação). Gravitação – Leis de Kepler e Lei de Newton.

Termodinâmica: Temperatura – escalas termométricas – dilatação (sólido / líquido). Quantidade de calor sensível e latente. Gases ideais – transformações isotérmica, isobárica, isovolumétrica e adiabática. Equivalente mecânico da caloria – calor específico – energia interna. Trabalho em uma transformação gasosa. 1ª Lei da termodinâmica. Mudanças de fase. 2ª Lei da termodinâmica – transformação de energia térmica em outras formas de energia.

Vibrações e ondas: Movimento harmônico simples. Ondas elásticas: propagação – superposição – reflexão e refração – noções sobre a interferência, difração e ressonância. Som.

Ótica: Propagação e reflexão da luz – espelhos planos e esféricos de pequena abertura. Refração da luz – dispersão e espectros – lentes esféricas, delgadas e instrumentos óticos. Ondas luminosas – reflexão e refração da luz sob o ponto de vista ondulatório – interferência e difração, cor de um objeto.

Eletricidade: Carga elétrica – Lei de Coulomb “eletrização”. Campo elétrico – campo de cargas pontuais – campo de uma carga esférica – movimento de uma carga em um campo uniforme, condutores eletrizados. Corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica. Lei de Ohm – Efeito Joule. Associação de resistências em série e em paralelo. Geradores de corrente contínua: força eletromotriz e resistência interna – circuitos elétricos. Experiência de Oersted – campo magnético de uma carga em movimento – indução magnética. Força exercida por um campo magnético sobre uma carga elétrica e sobre condutor retilíneo. Força eletromotriz induzida – Lei de Faraday – Lei de Lenz – ondas eletromagnéticas.

Física moderna: Quantização de energia – efeito fotoelétrico. A estrutura do átomo: experiência de espalhamento de Rutherford – espectros atômicos. O núcleo atômico – radioatividade – reações nucleares.

Qual a melhor apostila para o concurso CBM MG?

O mercado atual oferece inúmeros materiais de estudos, sejam apostilas, cursos, mapas etc. Mas é preciso atenção para escolher o material que verdadeiramente ajudará na sua preparação.

É importante também ter consciência de que nada adiantará ter o melhor material se você não se dedicar aos estudos. Então a dica é estude todos os dias, ao menos 1 hora, não tem problema, dessa maneira seu cérebro irá se acostumando a rotina.

Responda muitas questões, ao fazer os exercícios você treina e ainda consegue memorizar o conteúdo estudado.

Para complementar sua preparação estudar com um bom Curso Online é o mais indicado, portanto estude com o material abaixo, um curso elaborado 100% focado no edital, que além de trazer as principais disciplinas é um dos únicos que traz informações valiosas sobre o TAF, não perca esta oportunidade.

Além disso, caso você não fique satisfeito poderá receber seu dinheiro de volta em até 30 dias. Não perca a oportunidade de ter em mãos um conteúdo que poderá levar você para o caminho da aprovação.

CURSO ONLINE COMPLETO E ATUALIZADO CBM MG 2018

Confira no vídeo abaixo como é o dia a dia de um Bombeiro:

O que achou? Bom não é mesmo, então seja você o próximo!

Para ler o edital completo é só clicar aqui 

Bons estudos!!! 😉