Uso da Crase – Dicas para nunca mais errar!

Uso da Crase – Dicas para nunca mais errar

Muitos de nós já nos deparamos algum dia com a terrível dúvida sobre o Uso da Crase. E agora, uso crase ou não?  Essa dúvida é comum, tendo em vista que aprendemos de uma maneira totalmente complicada, o que acaba por nos deixar com mais dúvidas que aprendizados.

Nesse artigo você vai aprender definitivamente a usar crase, isso de uma maneira descomplicada e de fácil memorização. Uso da Crase – Dicas para nunca mais errar, vamos lá! 😉

SOBRE O USO DA CRASE

A crase consiste na junção da preposição A com o artigo A, que precede substantivos femininos. A primeira vista a descrição apresentada para crase pode parecer complicada mais veja como é simples quando explicamos de uma outra maneira: Utiliza-se crase ao invés de AA. Portanto, utilizamos crase sempre que a palavra que a segue é feminina.

Exemplo: Vou à Igreja.

Note que igreja é uma palavra feminina.

USO DA CRASE – TÉCNICA DEFINITIVA PARA NUNCA MAIS ERRAR!

Uma técnica que podemos usar para descobrir se uma frase leva ou não crase é trocar a palavra que segue a crase por um substantivo masculino, lembrando que se o mesmo já for masculino, não teremos crase. Após a substituição, se o A for substituído por AO, então concluímos que a frase original contém crase. Veja o exemplo:

Na frase:

“Vou à feira comprar legumes.” Se trocarmos o substantivo “a feira” pelo masculino “o supermercado” notaremos que o À terá que ser substituído pelo AO, assim podemos ter certeza de que a frase original leva crase.

Regra:

A + O=AO

A + A = À (crase)

3 ERROS NA APLICAÇÃO DE CRASE QUE VOCÊ NÃO DEVE COMETER

Vamos aprender com 3 erros encontrados pelas ruas ou até no celular sobre a aplicação de crase.

Erro 01: Combata a cegueira

Apesar de cegueira ser um substantivo feminino, o que pode causar confusão, deve-se levar em consideração que o verbo combater é transitivo direto, sendo assim não é introduzido por preposição. Como falamos acima a crase é a união da preposição “a” com o artigo definido “a”, e como nesse caso não temos a preposição não há razão para a aplicação da crase.

Erro 02: Pão quente a toda hora

Na foto acima podemos ver um erro que é cometido com certa frequência. A frase que encontramos no carro e nos chama a atenção é “Pão Quente à toda hora”.

Para resolver esse caso vamos recorrer ao truque que apresentamos anteriormente, onde trocamos a palavra feminina por masculina e verificamos se o suposto “à” transforma-se em “ao” o que nos provará que a crase está sendo usada de maneira incorreta.

Vamos trocar a palavra hora por minuto, sendo assim nossa frase fica da seguinte maneira:

“Pão Quente ao todo minuto”.
Ficou estranho, não acha?

Como podemos ver quando trocamos a palavra hora (feminino) por minuto (masculino) automaticamente temos que trocar “À” por “AO”, sendo assim chegamos à conclusão de que na frase “Pão Quente a toda hora” não devemos usar crase!

Erro 03: iPhone está conectado a uma fonte de alimentação

Na imagem acima vemos o print da tela de um Iphone com IOS 6. Nele encontramos a seguinte frase: “O iPhone está conectado à uma fonte de alimentação”.

A frase escrita corretamente é “O iPhone está conectado a uma fonte de alimentação”.

Explicação: Não usamos crase antes do artigo indefinido “uma”.

Com essas explicações e dicas você não terá mais dúvidas quanto ao uso da crase. Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos preparamos um infográfico completo sobre o uso das crases, veja abaixo:

 

Separamos essa excelente aula do Professor Noslen – Confira o vídeo

A BRONCA DO CAETANO VELOSO

No mês de Julho de 2015 tivemos a publicação de uma matéria sobre uma bronca de Caetano Veloso em sua equipe por conta do uso incorreto da crase.

Especificamente essa é a equipe que toma conta das publicações do cantor nas redes sociais. A bronca aconteceu após uma publicação no perfil de Caetano no facebook que tinha como objetivo uma homenagem a Bituca.

Na homenagem prestada ao também cantor Milton Nascimento (Bituca) a equipe de Caetano cometeu o erro de usar a crase incorretamente. A parte que contém o erro ficou assim:

“homenagem à Bituca”

O erro deixou Caetano irritado e podemos conferir a resposta/aula do cantor no vídeo abaixo:

Vamos treinar um pouco, então confira as questões gabaritadas sobre Crase logo abaixo:

Questão 1 – TRT 18/2013

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente na frase:

a) As origens da poesia amorosa italiana geram controvérsias; as opiniões diferem conforme se dá mais relevo à novidade do conteúdo ou à novidade da forma artística.

b) No século XVI, a literatura italiana antecipou-se à todas as outras literaturas europeias, criando novos gêneros e formas de expressão.

c) Com os mestres de Dante, começa a poesia amorosa; Dante e Petrarca à continuam e Boccaccio fornece a ela novo requinte psicológico.

d) Com a enorme influência da literatura francesa medieval não pode ser comparada à da literatura italiana do século XVI.

e) As famílias florentinas dos Bardi e Peruzzi, comerciantes de lã, chegaram à conceder vultosos empréstimos à outras nações.

Resposta correta: letra A

Questão 2 – DCTA – SP/2013

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase está empregado corretamente.

a) Quero ir à esta praia que vi no seu álbum de fotografias; onde fica?

b) Os namorados foram à alguma praia do litoral norte de São Paulo.

c) Minha família foi à uma cidadezinha no interior de Santa Catarina.

d) A moça desejava ir à famosa Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.

e) Eu quero ir à qualquer lugar de onde possa ver o mar.

Resposta correta: letra D

Questão 3 – TRT 12/2013

No trabalho em equipe, respeito……diretrizes é essencial, mas muitos profissionais decidem ignorar……regras e tomam decisões de acordo com o que acham melhor. A resistência em aceitar regras geralmente está ligada……adoção de novos procedimentos e sistemas.
(Adaptado de: revistaalfa.abril.com.br)

a) às − as − à
b) as − as − à
c) as − às − à
d) às − às − a
e) as − às − a

Resposta correta: letra A

Questão 4 – PM-SP/2013

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase está empregado corretamente.

a) O executivo passou à trabalhar mais depois que foi promovido.
b) A promoção não levou à um aumento significativo no salário.
c) Para melhorar sua renda, ele deverá dedicar-se à algumas horas-extras.
d) Seus esforços estão direcionados à quitação da dívida do MBA.
e) Ele espera chegar à qualquer posição de prestígio em alguns anos.

Resposta correta: letra D

Bônus Extra

Existem muitos sites para tirar dúvidas quanto ao uso da crase, mas eu sempre recorro ao da Academia Brasileira de Letras ABL Responde. Você envia sua dúvida e rapidinho eles respondem enviando para o e-mail informado na consulta.

Além da crase você poderá sanar outras dúvidas da nossa língua portuguesa. É um site seguro e você pode confiar. Experimente!

Qual o melhor material para concursos?

Uma dúvida comum aos concurseiros, e eu me incluo nessa, é quanto ao material de estudos. Existem diversas opções no mercado, podendo ser apostilas nos formatos digital e impressa, cursos online etc. Mas antes de adquirir algum deles você deve considerar alguns itens veja:

1 – Verifique se a apostila contemple todo o conteúdo apontado no conteúdo programático do edital do concurso. No caso de curso online você deverá atentar-se se as principais matérias estão presentes.

2 – Veja o índice e como as matérias estão divididas, a divisão correta facilita os estudos e a organização de um cronograma.

3 – No caso de curso online, procure e assista algumas aulas grátis no youtube com os professores.

Estas são dicas básicas, mas certamente trarão mais conforto na hora que você for adquirir uma Apostila ou Curso Online. Sempre lancei mão dessas dicas na hora de comprar meu material de estudos, espero que ajude 😉

Hoje aprendemos…

dicas valiosas quanto ao uso da crase nas frases. Como saber se há crase ou não. Por fim, conferimos questões gabaritadas para treinar nossos conhecimentos.  “Uso da Crase – Dicas para nunca mais errar”

Quer baixar esse conteúdo? Preparamos um PDF para facilitar seus estudos. Confira!

Bons estudos!