O que cai no ENEM 2019

O que cai no ENEM 2019

Todos os anos milhares de pessoas, de todas as idade, se inscrevem para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas nem todos tomam conhecimento antecipado do que cai na prova ENEM. Você pode ser uma dessas pessoas, não é mesmo?!

Neste artigo vamos abordar justamente essa questão para que você fique ciente do que cai e como se preparar para a prova.

Nos últimos anos o ENEM tomou uma proporção significativa e de grande relevância, devido a grande parte das universidades, institutos e outras instituições de ensino, públicas ou particulares, adotarem a nota do exame como forma de ingresso, substituindo em muitos casos os vestibulares.

» Comece já sua preparação para o ENEM 2019 «

Com isso a cada ano o número de inscritos aumenta e a nota de corte fica mais alta. Por isso é importante manter os estudos durante todo os meses que antecedem a prova, começando agora 😉

ENEM 2019

Mesmo sem edital publicado o Ministério da Educação já divulgou as datas oficiais do exame, sendo:

  • 21/03 – publicação do edital
  • 7 a 18/05 – inscrições
  • 4 e 11/11 – provas

A taxa provavelmente será no mesmo valor do ano passado cerca de R$ 82,00.

Agora sim vamos ao que interessa neste post, o que cai na prova ENEM:

o que cai na prova ENEM 2019

Para você que está se preparando para o ENEM 2019 é importante listar as matérias que normalmente caem no exame e assim dar mais ênfase no estudo delas. Logicamente as outras matérias farão parte de seu cronograma de estudos, porém com as dicas abaixo ficará mais fácil focar em conteúdos que são cobrados com mais frequência no exame.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

As matérias que integram esta área são: História, Geografia, Sociologia e Filosofia. O ENEM cobra ao todo 45 questões de Ciências Humanas. Confira agora os assuntos mais cobrados em relação a essa área do conhecimento:

O que mais cai no ENEM em História

Revolução industrial; Idade média e moderna; Liberalismo; Primeira e Segunda Guerra Mundial; Nazismo e Fascismo; Guerra Fria; Brasil Colônia; República; Era Vargas; Governo JK; Escravidão; Ditadura Militar; Redemocratização.

O que mais cai no ENEM em Geografia 

Planos e blocos econômicos; Geopolítica mundial; Agricultura brasileira;
Contrastes sociais e culturais; Desenvolvimento humano e social; Migração e imigração; Impactos ambientais.

O que mais cai no ENEM em Filosofia e Sociologia

Iluminismo; Globalização e suas consequências; Existencialismo; Contratualismo;
Marxismo; Mídia e cultura de massa; Relações de trabalho; Movimentos sociais; Pensadores gregos; Fé e Razão.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Composta pelas seguintes matérias: Química, Física e Biologia, possui 45 questões na prova. Veja quais são os itens mais cobrados:

O que mais cai no ENEM em Física 

Instalações residenciais e usinas; Óptica; Ondas; Hidrostática Eletricidade; Calorimetria; Mecânica; Acústica. Força e equilíbrio; Magnetismo e Eletromagnetismo.

O que mais cai no ENEM em Química 

Estequiometria; pH e pOH; Radioatividade; Cadeias carbônicas; Eletroquímica; Soluções; Oxidação; Neutralidade; Transformações químicas.

» Comece já sua preparação para o ENEM 2019 «

O que mais cai no ENEM em Biologia

DNA e RNA; Problemas ambientais; Genética e mutações; Citologia; Ecologia e Sustentabilidade; Imunização; Problemas ambientais; Evolução; Ciclos do carbono, Nitrogênio e água; Imunização, Teorias da Evolução; Vetores de doenças; Fisiologia Humana e Animal.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Ao todo são 45 questões desta área no ENEM, divididas entre língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os itens mais cobrados são:

O que mais cai no ENEM em Português 

Interpretação e compreensão de textos; Funções da linguagem; Variação linguística (níveis de linguagem); Gramática; Gêneros textuais; Norma culta e coloquial; Morfologia; Sintaxe; Tipologia textual.

Em Literatura podemos destacar os itens Movimentos literários — barroco, quinhentismo, modernismo, naturalismo/realismo; Figuras de linguagem; Obras literárias; Poesias concretas; Literatura contemporânea.

O que mais cai no ENEM em Artes e Educação Física 

Obras artísticas; Renascimento; Cubismo; Artes Marciais; Surrealismo; Música; Grafite; Esportes; Movimentos culturais; Movimentos artísticos.

O que mais cai no ENEM em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) 

Vocabulário da língua; Gramática da língua;  Expressões; Verbos modais e auxiliares.

Matemática e suas Tecnologias 

O que mais cai no ENEM em Matemática

A prova de matemática possui 45 questões e tem como uma característica particular o uso constante de gráficos e tabelas que exigem interpretação aguçada dos candidatos. Vamos aos itens mais cobrados:

Operações com frações; Equações de 1º e 2º graus; Análise combinatória; Porcentagem; Matemática básica; Análise de gráficos; Análise de tabelas; Estatística básica; Progressões (PA e PG); Rais quadrada e cúbica; Cálculo da área, volume e perímetro; Geometria espacial.

Redação ENEM 2019

Para sair bem na redação do ENEM é importante ter o hábito da leitura, com certeza você já ouviu isso várias vezes, mas realmente faz toda diferença. Outra dica que deixo é buscar os últimos temas cobrados e elaborar os textos, lembre-se de cronometrar para já ir se familiarizando com o tempo no dia da prova.

Para facilitar fiz uma lista com os últimos 6 temas cobrados na redação ENEM, veja:

2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet

Como vimos são muitas matérias e ficar procurando na internet pode te roubar um tempo precioso. Falo isso porque fui concurseira por muitos anos, e também participei por algum tempo do ENEM e confesso que vou retornar meus estudos, pois pretendo iniciar uma nova faculdade. Mas o que gostaria de dizer é que sempre utilizei as Apostila Opção, para mim são as melhores do mercado quando falamos de qualidade e bom preço, confira 😉

» Comece já sua preparação para o ENEM 2019 «

Adquira materiais completos e elaborados com base no último edital e por um preço super acessível. Esta apostila que indico tem quase 1.000 páginas, certamente você terá em mãos um produto completo para auxiliar seus estudos. Além disso, a apostila possui exercícios para treinamento e fixação de todo o aprendizado.

Quer mais dicas de como estudar para o ENEM então clique aqui

Hoje aprendemos…

Sobre os assuntos mais importantes cobrados na prova do ENEM, quais devemos dar mais relevância durante os estudos, e ainda vimos algumas dicas sobre o que cai na prova ENEM 2019.

Bons estudos! 🙂