O que faz um Analista do INSS?

O que faz um Analista do INSS

O cargo de Analista do INSS é um dos mais concorridos do país, pois além de uma excelente remuneração, oferece benefícios e estabilidade. Milhares de concurseiros esperam ansiosamente pela abertura de um novo concurso INSS. E essa espera pode estar chegando ao fim. 🙂

É isso mesmo, recentemente foi publicado documento em que o MPF solicita ao Ministério da Economia a autorização do concurso INSS em até 30 dias úteis. Sendo concedida a autorização o Instituto Nacional do Seguro Social tem até 180 dias para a posse dos aprovados. Portanto é hora de intensificar sua preparação, pois o edital vem aí!

Prepare-se já para o concurso INSS – material completo e atualizado –

Meu intuito nesse artigo é falar um pouco sobre a função do Analista do Seguro Social e, com isso ajudá-lo a se decidir quanto ao cargo que irá prestar no concurso INSS, então vamos lá!

Onde atua o Analista do INSS?

O Analista do Inss é um servidor público no quadro de pessoal efetivo dos órgãos de Seguridade Social, ele integra a Carreira do Seguro Social dos Estados e do Distrito Federal.

Qual a função do Analista do INSS?

Esse profissional é o responsável por instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios de previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

O Analista do Inss e o Técnico do Inss,  são responsáveis por responder em nome da Previdência Social junto aos segurados questões relativas aos procedimentos que devem ser tomados quanto ao recebimento de benefícios e pagamentos de contribuições.

Quem pode ser Analista do INSS?

Para ingressar na carreira de Analista do Inss é preciso ser aprovado em concurso público além de ter, no mínimo, 18 anos na data da posse do cargo e ter formação superior específica na área indicada pelo edital, alguns outros requisitos para o cargo são:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por meio de exames médicos.

Prepare-se já para o concurso INSS – material completo e atualizado –

Um dos principais requisitos para esse cargo é ter uma formação na área solicitada, algumas dessas formações são:

  • Analista do Seguro Social – Formação em Administração
  • Analista do Seguro Social – Formação em Ciências Contábeis
  • Analista do Seguro Social – Formação em Direito
  • Analista do Seguro Social – Formação em Estatística
  • Analista do Seguro Social – Serviço Social

Quanto ganha um Analista do INSS?

O salário inicial para o cargo de Analista do Seguro Social gira em torno de R$ 7.147,12. Esse valor pode variar de acordo com o órgão e com as especificidades do edital do concurso da Previdência dos Estados ou do Distrito Federal no qual esse profissional será lotado.

Sem dúvida o cargo de Analista é sonhado por milhares de concurseiros, e uma vaga pode ser sua, basta dedicação e muita persistência. Além disso, a escolha de um bom material fará com que você tenha uma preparação completa, por isso encontre uma Apostila completa e atualizada e que traga vários exercícios para treinamento. Fiz uso durante minha caminhada de concurseira e sugiro os materiais Apostila Opção, confira, pois são ótimos e por preços justos.

Se seu foco é ser aprovado no concurso INSS tenho mais um conselho, intensifique sua preparação com cursos online da editora abaixo. O curso juntamente com a Apostila agregará valor imensurável a sua preparação, falo isso com propriedade, experimente.

» CURSO ONLINE INSS «

Vimos neste artigo…

o que faz um Analista do INSS, suas funções, salários e requisitos do cargo de Analista do Seguro Social.

Bons estudos 🙂