O que cai na prova do Concurso UFPB?

O que cai na prova do Concurso UFPB?

Olá concurseiro! A Universidade Federal da Paraíba – UFPB anuncia novo Concurso Público para preenchimento de 131 vagas nos níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.945,06 a R$ 4.180,66 e a jornada de trabalho corresponde a 40 horas semanais.

Como estudar para o concurso UFPB?

Preparamos uma lista com todo o conteúdo do edital para que você possa iniciar hoje mesmo seus estudos. Siga a lista abaixo e você estará passos a frente de seus concorrentes, rumo à aprovação como Técnico Administrativo da UFPB.

Um dos destaques desta seleção é o cargo de Assistente em Administração que exige apenas nível médio completo e veio com a oferta de 68 vagas.

Para que possa se organizar, criar um cronograma sem dificuldade e adequando aos seus horários livres, confira o artigo Ciclo de Estudos 😉

Confira no final deste artigo dicas de como ser aprovado no concurso UFPB.

Bem, agora chega de papo 🙂 e vamos ao que cai na prova UFPB:

o que cai na prova concurso ufpb

LÍNGUA PORTUGUESA (Todos os cargos)

1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 11. Locuções verbais (perífrases verbais). 12. Funções do “que” e do “se”.
13. Formação de palavras. 14. Elementos de comunicação. 15. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 16. Concordância verbal e nominal. 17. Regência verbal e nominal. 18. Colocação pronominal. 19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 20. Elementos de coesão. 21. Função textual dos vocábulos. 22. Variação linguística.

MATEMÁTICA (Todos os cargos)

1. Estruturas lógicas. 2. Lógica sentencial ou proposicional: proposições simples e compostas, operadores lógicos, tabelas-verdade, equivalências, leis de Morgan. 3. Diagramas lógicos. 4. Lógica de primeira ordem. 5. Operações com conjuntos. 6. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 7. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. 8. Raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal. 9. Princípios de contagem, combinatória e probabilidade.

LEGISLAÇÃO APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Todos os cargos)

1. Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/90). 2. Improbidade Administrativa na Lei nº 8.429/92. 3. Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990. 4. Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994 – Código de Ética dos Servidores Públicos. 5. Lei 9.784 – 99 – Processo Administrativo 6. Lei 11.091 – 2005 – PCCTAE dos IFE 7. Decreto 5.824_2006 – Incentivos de PCCR da Educação Federal 8. Decreto 5.825_2006 – Elaboração do PCCR da Educação Federal 9. Noções de Direito Constitucional: Dos princípios fundamentais, dos direitos e garantias fundamentais, dos direitos sociais, da administração pública.

INFORMÁTICA (Níveis médio e intermediário)

1. Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Identificação e manipulação de arquivos. 4. Backup de arquivos. 5. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). 6. Periféricos de computadores. 7. Ambientes operacionais: utilização dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10. 8. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. 9. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) – versões 2010, 2013 e 2016. 10. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress) – versões 5 e 6. 11. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. 12. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na Web. 13. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 14. Segurança na internet; vírus de computadores; Spyware; Malware; Phishing e Spam. 15. Transferência de arquivos pela internet.

INFORMÁTICA (Nível superior)

1. Conceitos de Internet e intranet. 2. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório Microsoft Office. 4. Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5. Noções de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6. Noções de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Confira os conhecimentos específicos para cada cargo no edital clicando » aqui «

Como ser aprovado no concurso UFPB?

Conquistar uma estabilidade financeira é o sonho de grande parte da população, sem contar que muitos dos concursos oferecem ótimos salários, bem maiores que os ofertados na iniciativa privada.

Foi atrás desse sonho que dediquei boa parte da minha vida, e confesso que não foi fácil, em alguns momentos desanimava, mas nunca desiste e foi essa persistência que hoje posso desfrutar dos benefícios da realização desse sonho.

Como concurseira uma das maiores dificuldades que tive foi como saber lidar com o tempo, muito vezes escasso, pois trabalhava e não conseguia me dedicar exclusivamente aos estudos. Enfim, quero passar algumas dicas infalíveis, que me ajudarão muito, vamos lá!

# Dica 1

Durma bem. Por mais que você pense que quanto mais estudar melhor, repense esse conceito, pois a qualidade dos estudos é fator primordial. Portanto ter uma boa noite de sono fará com que você tenha uma melhor concentração e compreensão dos estudos.

#Dica 2

Um ambiente agradável tornará suas horas de estudos bem mais prazerosas, por isso escolha um local confortável, silencioso e limpo para sua preparação.

# Dica 3

Pratique exercícios. Se você não é adepto à academias etc, comece fazendo caminhadas e verá como será benéfico para a saúde do seu corpo e mente. Esta foi uma das dicas que mais posterguei (acreditava ser coisa desses “gurus” dos concursos 🙂 ) mas coloquei em prática e confesso que minha concentração e disposição para os estudos melhoram muito.

# Dica 4

Muitas vezes busquei materiais na internet tentando “economizar” (todo mundo sabe que vida de concurseiro não é fácil né). Mas confesso que essa “técnica” ao invés de ajudar, acabou me roubando um tempo precioso.

Por isso optei por materiais de qualidade e completos de acordo com o edital do concurso e por um preço fantástico, tudo isso encontrei nas Apostilas Opção e me surpreendi com o material.

Consegui estudar e ainda realizar diversos exercícios que vinham todos gabaritados.

Aproveite todas essas dicas de o que cai na prova UFPB e intensifique sua preparação, dedique-se e você estará a um passo de ser aprovado!

Bons estudos! 😉