Estratégias do Borracheiro que virou Juiz Federal

Na última semana, foi publicada uma matéria muito interessante no G1 onde tivemos acesso a história surpreendente de Rolando Valcir Spanholo,  38 anos, ex-borracheiro e recém-empossado no cargo de Juiz do Tribunal Regional Federal em Brasília.

Para muitos pode parecer impossível que um menino de família pobre, que começou a trabalhar com 9 anos de idade lavando carros e consertando pneus, chegasse um dia ao cargo de Juiz Federal, mas a determinação, estratégia e persistência de Spanholo, que estudou mais de 200GKg de resumos durante 4 anos, nos provaram o contrário. Aqui você pode ler a notícia completa.

Saiba que você também pode, assim como Spanholo, alcançar seus objetivos. Acredite nisso!

Não tenha medo de lutar pelos seus sonhos e motive-se a cada dia, sempre usando de uma boa estratégia, assim como fez o ex-borracheiro e agora Juiz Federal.

Nós fomos atrás e descobrimos algumas estratégias usadas por Spanholo para se preparar para o Concurso que o tornou Juiz Federal.

Para chegar às estratégias principais, Spanholo usou duas analíticas:

Estratégia 01: identificar e estudar a vida de pessoas que já passaram no Concurso Público que você deseja.

Estratégia 02: após identificar essas pessoas identifique também o que há em comum entre elas, o que fizeram para se preparar, quais táticas e métodos de estudos usaram, etc. Com esses dados em mãos já é possível traçar um plano de estudos eficiente. Lembre-se sempre de desenvolver um plano de estudo de acordo com sua realidade. Não se limite a copiar uma estratégia que deu certo e sim tente aperfeiçoá-la para o seu caso.

Com base nessas duas estratégias de identificar, analisar e extrair informações de pessoas que obtiveram sucesso em Concursos Públicos, Spanholo desenvolveu suas estratégias, sempre de acordo com a realidade em que vivia. Vamos às estratégias:

Estratégia 01: fazer resumo das matérias de acordo com o edital atual ou passado, caso ainda não exista concurso aberto para área que deseja.

Estratégia 02: grifar as principais leis.

Estratégia 03: estudar com base em provas antigas.

Estratégia 04: fazer sinopses de informativos dos tribunais superiores.

Estratégia 05: usar a internet como ferramenta para pesquisas.

É bom que fique claro que Spanholo não chegou nestas estratégias da noite para o dia e que as mesmas não são uma fórmula mágica que funciona para todos. Para chegar nestas 05 estratégias, Spanholo passou por muitas outras que não funcionaram para a realidade dele e certamente isso também poderá acontecer no seu caso. 😀

Para que você chegue a um resultado satisfatório é preciso que antes de montar suas estratégias de estudos realize a análise do perfil de pessoas que já foram aprovadas em Concursos Públicos. Com os dados em mãos, você pode montar suas estratégias que podem ser 5 como no caso do Spanholo, ou um número diferente, sempre com base em sua realidade e também nas necessidades do concurso que deseja prestar.

Assista essa entrevista concedida por Spanholo ao Curso Enfase.

 

Bons estudos e até a próxima!

Equipe Help Concursos