O que faz um Técnico do INSS?

Um dos cargos mais concorridos do concurso INSS é o de Técnico do Seguro Social, isso porque oferece um ótimo salário e exige apenas o nível médio de escolaridade.

Mas não pense que por exigir somente nível médio as provas são fáceis, nada disso. As avaliações têm um alto nível de complexidade e as notas de corte são geralmente altas, visto o grande número de candidatos inscritos.

Ser aprovado e nomeado no concurso INSS é o sonho de milhares de concurseiros que aguardam ansiosos pela publicação do edital INSS 2022 e, saiba que essa espera pode estar chegando ao fim, pois 1.000 vagas já etsão Autorizadas. Portanto é hora de começar os estudos e para quem já começou, intensificar.

Neste artigo, vamos conhecer melhor as atribuições do cargo de Técnico do INSS, suas funções, salários e demais informações inerentes ao cargo. Então vamos lá!

Onde atua o Técnico do INSS?

Ademais, o Técnico do INSS é um servidor público atuante no quadro de pessoal do Instituto Nacional de Seguridade Social em todas as regiões do país.

Qual a função do Técnico do INSS?

Dessa forma, cabe ao Técnico do INSS:

  • proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS;
  • exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado;
  • executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Sendo assim, o Técnico tem importante papel no INSS, pois é ele o primeiro contato que um segurado tem quando chega a agência e esse atendimento deve ser realizado com gentileza, por isso, é preciso se identificar com o cargo e conhecê-lo antes de se candidatar a uma das vagas. 😉

O que faz um Técnico do INSS

Quem pode ser Técnico do INSS?

Para se tornar um Técnico do INSS é preciso ser aprovado no concurso, ter no mínimo 18 anos de idade e diploma de nível médio completo. Além desses fatores podemos destacar também:

  • ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal;
  • encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • prova de quitação com as obrigações eleitorais;
  • prova de quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Quanto ganha um Técnico do INSS 2022?

Um dos motivos do concurso INSS ser bastante concorrido é devido ao bom salário, além é claro da estabilidade.

Para o cargo de Técnico a remuneração inicial é de R$ 5.447,79. Contudo há progressões ao longo da carreira e, com isso, aumentos expressivos no salário podendo chegar a R$ 8.260,25.

Além do salário os servidores do INSS têm direito a benefícios como auxílio-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.

O concurso INSS será uma grande oportunidade de mudança de vida para muitos brasileiros e você pode ser um deles, basta querer e lutar para conquistar uma das vagas. Se você não sabe por onde começar, é simples, adquira materiais completos e atualizados, elaborados de acordo com o edital do concurso.

Dessa maneira ficará mais fácil sua preparação, falo isso porque já como concurseira sei da dificuldade que é encontrar bons materiais por preço justo, por isso indico sempre as Apostilas Opção. Testadas e aprovadas!

Para complementar seus estudos os cursos online são ótimas ferramentas. Com aulas dinâmicas e objetivas você poderá entender melhor questões mais técnicas do conteúdo programático. Confira os cursos da Nova Concursos com excelentes professores e aulas dinâmicas, confira 😉

Confira um artigo completo de como montar seu >> cronograma de estudos <<

Vimos neste artigo…

o que faz um Técnico do INSS, suas atribuições, remuneração, benefícios e requisitos do cargo.

Bons estudos 🙂