O que faz um Agente de Segurança Escolar?

A segurança é um dos principais desafios dos nossos tempos e uma das áreas de maior carência no país e no mundo. Nessa realidade, torna-se fundamental o papel do Agente de Segurança Escolar.

Além disso, recentemente tem crescido os ataques às escolas resultando em pessoas feridas e até levando à morte.

Dessa forma o papel desse profissional está sendo cada vez mais requisitado com o intuito de garantir a proteção de todos os profissionais, alunos e envolvidos no âmbito escolar.

De acordo com os últimos editais a exigência para o cargo é de nível fundamental completo.

Saiba agora mais detalhes sobre este cargo tão importante para a segurança dos alunos.

Área de atuação do Agente de Segurança Escolar

O Agente de Segurança Escolar trabalha em escolas públicas e privadas e é o encarregado pela segurança do prédio, dos equipamentos, materiais, funcionários e alunos dessas instituições.

Dessa maneira, esse agente deve promover a ordem dentro da unidade escolar.

Funções do Agente 

Este profissional é o responsável por abrir e fechar a unidade escolar nos horários determinados pelo Coordenador Educacional, responsabilizando-se pelas chaves da escola.

O Agente de Segurança Escolar deve ficar atento e realizar rondas no prédio para que as dependências da escola não sejam danificadas, recorrendo a autoridade policial quando necessário.

Além disso, é função do Agente de Segurança Escolar, direcionar alunos, pais e professores, e em algumas escolas controlar veículos e acesso ao estacionamento.

Conheça as atribuições:

  • Zelar pela segurança do prédio, equipamentos, materiais, funcionários, educandos da unidade escolar e demais membros da comunidade;
  • Desempenhar a função com zelo, presteza, competência, assiduidade, pontualidade, senso de responsabilidade, discrição e honestidade;
  • Acatar as orientações dos superiores e tratar com urbanidade e respeito os funcionários da unidade escolar e os usuários dos serviços educacionais;
  • Auxiliar na realização de solenidades, comemorações e outras atividades realizadas na unidade escolar;
  • Observar atentamente toda área da unidade escolar sob sua responsabilidade;
  • Permitir a entrada de pessoas nas dependências da unidade escolar, somente após identificação;
  • Estar atento para que as dependências da unidade escolar não sejam danificadas;
  • Abrir e fechar a unidade escolar nos horários determinados pelo Coordenador Educacional, responsabilizando-se pelas chaves;
  • Recorrer à autoridade policial, quando necessário;
  • Auxiliar, sempre que necessário, em outros setores da unidade escolar; k.-) Colaborar, eventualmente, no cuidado direto com o educando;
  • Comparecer às reuniões da escola ou da Secretaria Municipal de Educação e comparecer a processos de formação.

Quanto ganha um Agente de Segurança Escolar?

Ademais, o salário para o cargo de Agente de Segurança Escolar gira em torno de R$ 2.000,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Contudo, acrescido de benefícios disponibilizados pela instituição. Lembrando que esse valor oscila entre as instituições de ensino.