Ciclo de Estudos – A Técnica definitiva para organizar seus estudos!

Ciclo de Estudos – A Técnica definitiva para organizar seus estudos!

Olá Concurseiro, tudo bem?

Todos nós já tivemos algum dia que recorrer a uma planilha ou diário de estudos para organizar nossa preparação para um Concurso, vestibular ou até mesmo o ENEM.

Nessa planilha previamente marcávamos todas as matérias que deveriam ser estudadas no dia X e horário Y.

Acontece que ao longo da semana e consequentemente da nossa agenda de estudos é normal que apareçam imprevistos ou novos compromissos o que nos faz perder o estudo daquela matéria que estava agendada para tal horário, afinal teremos que dar andamento no cronograma de estudos, e voltar para estudar a matéria perdida acarretaria em um possível prejuízo ao final dos estudos.

Para entendermos melhor vamos a um exemplo prático:

João está se preparando para o Concurso do Banco do Brasil. Para a sua preparação João está utilizando materiais da internet, bem como a Apostila Escriturário 😀

Acontece que o Concurso acontecerá daqui a 2 meses e João não sabe por onde começar, então tem a brilhante ideia de criar uma Planilha no Excel para organizar seus estudos. A planilha de nosso concurseiro ficou da seguinte forma:

Então João tinha os dias e horários estabelecidos, de maneira que ao final de 2 meses ele teria passado por todas as matérias e ainda feito uma bela revisão.

  • Acontece que na segunda-feira pela manhã a mãe de João disse que precisaria que o filho a levasse ao médico no próximo dia às 14:00.
  • Na quarta João teve que ir ao banco resolver alguns assuntos importantes, saiu de casa às 09:00 e só retornou após às 12:00.
  • Já na sexta-feira foi o aniversário do pai de João e a comemoração em família iniciou-se às 20:00.

Ao final da semana João percebeu que tinha deixado de estudar 3 matérias importantes para o Concurso do Banco do Brasil e que não seria possível voltar para estudá-las, afinal de contas o Concurso estava cada vez mais próximo e ainda tinha todo um cronograma de matérias a serem estudas!

No exemplo acima chegamos à conclusão de que esse tipo de cronograma estático não é o ideal, pois sempre teremos novos compromissos ou até imprevistos que surgem inesperavelmente.

Ciclo de Estudos – A Solução perfeita para os Concurseiros!

Pensando em casos como o exposto acima, apresentamos o sistema de Ciclos de Estudos que basicamente funciona da seguinte maneira:

Você cria uma planilha com 2 abas, sendo:

  • A primeira para as suas atividades do dia como: acordar, tomar banho, tomar café, estudar etc. Todas as atividades devem ser marcadas considerando o tempo que levam.
  • Na segunda aba você irá colocar o seu ciclo de estudos, levando em consideração o peso de cada matéria e também o tempo de estudo.

No exemplo do João, para que ele consiga estudar todas as matérias necessárias até o dia do Concurso do BB, deve organizar sua rotina diária, que ficará assim:

Primeiro a aba de atividades diárias:

Depois a aba de Ciclos de Estudos:


Mas afinal de contas, o que esse tal ciclo de estudos ajudaria no caso do João que teve 3 imprevistos durante a semana?

Caso João estivesse usando o ciclo de estudos seu cronograma não seria em nada afetado pelos imprevistos e compromissos, isso porque as matérias não tem horário fixo para serem estudadas.

No caso do Ciclo de Estudos o estudante faz um lista de matérias a serem estudas e essas são organizadas em um ciclo de estudos, de maneira que quando ele atinge seu objetivo volta ao início do ciclo. Usando essa técnica você nunca mais terá de pular uma matéria por conta de algum imprevisto, pois como trata-se de um ciclo de estudos você irá retomar de onde parou, isso até chegar ao fim das matérias.

Ciclo de Estudos - A Técnica definitiva para organizar seus estudos

Resumindo: Não importa o dia nem o horário e sim qual a próxima matéria você irá estudar.

Para o caso de muitas matérias indicamos que se organize mais de um ciclo, podendo ter um espaço de tempo entre um ciclo e outro, por exemplo de 1 semana, ou 1 mês, dependendo da complexidade e quantidade do conteúdo.

Essa técnica que você acaba de conhecer também irá lhe ajudar a memorizar melhor o conteúdo estudado, pois você poderá passar por todas as matérias novamente sempre que finalizar o ciclo de estudos, legal não é?

Você entendeu o que é o Ciclo de Estudos? Essa técnica me ajudou muito a organizar meus estudos durante anos e por isso, resolvi fazer esse artigo para ajudar outras pessoas. “Ciclo de Estudos – A Técnica definitiva para organizar seus estudos”. Agora confira o vídeo abaixo e veja como montar um ciclo de estudos de modo bem fácil:

Mãos à obra! 🙂