O que cai no concurso SME SP 2022?

O Concurso SME SP teve seu edital publicado! Para os interessados em participar, é importante ficar atento a todas as informações. Neste artigo falaremos sobre o que cai no concurso!!

O Concurso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) oferece 3.250 vagas para cargos de nível superior. As inscrições ficarão abertas até 17 de outubro.

Ademais as oportunidades deste certame são para o cargo de Professor sendo nas especialidades de Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

Os salários iniciais variam entre R$ 2.498,54 a R$ 3.018,20 com jornada semanal de 30 horas semanais. As provas estão previstas para serem aplicadas em janeiro de 2023.

O que cai na prova Concurso SME-SP 2019

Concurso SME SP 2022: inscrições

Um ponto importante e que não podemos deixar passar em branco é quanto ao prazo das inscrições. Anote aí: as inscrições começam no dia 31 de agosto e terminam no dia 17 de outubro de 2022.

Além disso, para efetivar sua inscrição será necessário realizar o pagamento da taxa com o valor fixado em R$ 66,95.

Para fazer sua inscrição acesse o site da banca organizadora desta seleção a FGV.

Agora sim, vamos ao que cai na prova Concurso SME-SP 2022. Ao final deste artigo confira dicas de como estudar e ainda um vídeo com mais detalhes do concurso.

O que cai na prova Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa:
    • Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna.
    • Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português.
    • Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos.
    • Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual.
    • Ortografia.
    • Acentuação gráfica.
    • Emprego do sinal indicativo de crase.
    • Pontuação.
    • Estilística: figuras de linguagem.
    • Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma padrão
  • Informática Básica:
    • Componentes de um computador: processadores, memória e periféricos mais comuns; dispositivos de armazenagem de dados; propriedades e características.
    • Arquivos digitais: documentos, planilhas, imagens, sons, vídeos; principais padrões e características. Arquivos PDF.
    • Conhecimentos sobre sistema operacional Windows 10: conceitos gerais, principais utilitários, configurações.
    • Produção e edição de documentos. Funções para edição, buscas, formatação, impressão e manipulação de arquivos.
    • Controle de alterações, uso de senhas para proteção, formatos para gravação e integração com outros aplicativos no ambiente Windows.
    • Produção e edição de planilhas. Funções para edição, buscas, formatação, impressão e manipulação de arquivos. Manipulação de fórmulas, funções e gráficos. Importação e exportação de dados.
    • Uso de senhas para proteção, formatos para gravação e integração com outros aplicativos no ambiente Windows.
    • Internet: conceitos gerais e funcionamento. Endereçamento de recursos.
    • Navegação segura: cuidados, ameaças, uso de senhas e criptografia. Tokens e outros dispositivos de segurança.
    • Navegadores (browsers) e suas principais funções. Google Chrome. Firefox. Internet Explorer: buscas, salva de páginas, cache e configurações. E-mail: utilização e configurações usuais.
    • Transferência de arquivos e dados: upload, download, banda, velocidades de transmissão.
    • Referência: MS Office 2010 BR (ou posterior) e Libre Office 4 (ou posterior).
    • Cibercultura e os processos de hibridização da comunicação: Cibercultura, ciberespaço e sua relação com a educação; Híbrida relação entre seres humanos e as interfaces digitais; Práticas docentes no
      mundo contemporâneo.
    • Planejamento de situações de ensino e aprendizagem utilizando diferentes tipos de multimeios: Desafios Educacionais para o Século XXI; Concepção de educação na Era Digital; Planejamento da ação educativa na Era Digital; Definição dos objetivos de aprendizagem; Escolha dos métodos e dos multimeios didáticos; Educação midiática como um direito dos estudantes; Avaliação de aprendizagem.
    • Cenários de ensino e aprendizagem com uso de TDICs e Multimeios: Possibilidades de uso
      dos Multimeios com Tecnologias Digitais; Categoria comunicação: aplicativos de videoconferências; apresentação de conteúdo; Categoria engajamento: interações virtuais/feedback simultâneos; Categoria curadoria: plataformas de organização de conteúdo.
  • Legislação Específica:
    • Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e suas alterações.
    • Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/90.
    • Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
    • Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007.
    • Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos.
    • Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).
    • Decreto nº 45.415/04; Portaria nº 5.718/04; Decreto nº 51.778/10; Portaria nº 2.496/12;
      Decreto nº 54.452/13; Portaria nº 5.930/13; Decreto nº 54.454/13; Portaria nº 5.941/13; Portaria nº 1.185/2016; Publicações Municipais Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria.
    • Elementos conceituais e metodológicos para a construção dos direitos de aprendizagem do Ciclo Interdisciplinar. Currículo integrador da infância paulistana.

Conhecimentos Pedagógicos: 

  • Fundamentos da Educação
    • Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação.
    • Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade.
    • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem.
    • Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica.
    • Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Processos de Ensinar e Aprender.
    • Pedagogia da Infância: as diferentes dimensões humanas e os direitos da criança. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil.
    • Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos.
    • A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento.
    • Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. A função social da escola pública contemporânea.
    •  Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. A interação, brincadeira e o
      desenvolvimento infantil.
  • Educação Infantil
    • O desenvolvimento e a aprendizagem da criança de 0 e 3 anos. A linguagem simbólica. O jogo, o brinquedo e a brincadeira.
    • Os três tipos de conhecimento: físico, social e lógico-matemático.
    • As concepções, orientações didáticas e áreas de abrangência do currículo Municipal de Educação Infantil. A avaliação na educação infantil.
    • O planejamento do trabalho pedagógico. Avaliação, Observação e Registro. Projetos para a educação infantil.
    • Reflexões sobre a prática pedagógica: a organização do espaço e do tempo. Cuidar e educar. As relações da escola com a comunidade.

Conhecimentos Específicos:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
    • Análise de textos, para reconhecer, dentre outros aspectos: o tema ou a ideia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo. Os argumentos defendidos pelo autor.
    • O propósito ou finalidade pretendida. A síntese do seu conteúdo global. As características do tipo ou do gênero textual em que se realiza. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática, metalinguística) que desempenha.
    • Relações de intertextualidade, como, por exemplo, a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem e/ou o efeito argumentativo da citação. Informações explícitas e implícitas veiculadas. O nível (formal ou informal) da linguagem.
    • As relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações.
    • Elementos sequenciadores que asseguram a continuidade do texto. Relações de referenciação e substituição.
    • Relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e paronímia). Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais. Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões.
    • Marcas linguísticas com base nas quais é possível identificar o autor, o destinatário do texto e o tipo de relações sociais entre eles.
  • Matemática e suas Tecnologias
    • Conjuntos: operações e problemas com conjuntos. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações.
    • Representação na reta.
    • Unidades de medida: distância, massa, tempo, área, volume e capacidade.
    • Álgebra: produtos notáveis, equações, sistemas e problemas do primeiro grau, inequações, equação e problemas do segundo grau.
    • Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica.
    • Juros e noções de matemática financeira.
    • Problemas de raciocínio.
    • Plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo.
    • Geometria espacial: poliedros, prismas e pirâmides, cilindro, cone e esfera, áreas e volumes.
    • Plano cartesiano: coordenadas, distâncias reta e circunferência.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    • Ambiente e seres vivos. Ar atmosférico: composição, propriedades e importância da atmosfera e de seus componentes para a vida no planeta.
    • Água: importância, composição, propriedades, estados físicos da água, ciclo da água na natureza, uso racional e desperdício.
    • Solo: importância, composição, erosão, poluição e preservação. Caracterização geral e classificação dos seres vivos.
    • Animais: adaptações, reprodução e respiração.
    • Vegetais: adaptações, fotossíntese, respiração e transpiração.
    • Relações entre seres vivos e formas de obtenção do alimento; fluxo de energia ao longo das cadeias alimentares; desequilíbrio ecológico, suas causas e consequências.
    • Diferentes ecossistemas terrestres: componentes e características. Ser Humano e Saúde: noções elementares de anatomia e fisiologia humana. Relações entre os diferentes sistemas (visão do corpo humano como um todo integrado).
    • Princípios básicos de saúde: doenças infectocontagiosas. Aspectos biológicos, afetivos e culturais da sexualidade. Métodos anticoncepcionais.
    • Energia: conceito, importância, formas, fontes e transformação.
    • Matéria: estrutura e propriedades. Exploração de recursos naturais e seus impactos nos ecossistemas. A produção de resíduos (lixo, esgoto e gases poluentes); causas e consequências; formas sustentáveis de descartar no ambiente.
    • Ética ecológica e social na obtenção dos recursos tecnológicos.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
    • Fontes históricas, periodização e elementos históricos (homem, cultura, espaço e tempo). Formação da sociedade brasileira – os elementos formadores do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses, os africanos e os imigrantes.
    • Diferentes manifestações culturais. Acontecimentos políticos, econômicos e socioculturais dos diferentes períodos da História do Brasil (colonial, imperial e republicano).
    • História do Estado de São Paulo (do século XVI aos dias atuais).
    • Construção dos conceitos de tempo: duração, simultaneidade, posterioridade e anterioridade.
    • Localização espacial: círculos terrestres, coordenadas geográficas, projeções cartográficas, pontos cardeais e colaterais.
    • Representação do espaço e linguagem dos mapas: escalas, plantas e convenções cartográficas.
    • Caracterização do espaço geográfico: relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação; transformações naturais e humanas.
    • Espaço brasileiro: população, urbanização, grandes divisões do espaço, recursos naturais, questão agrária e industrialização.
    • Espaço mundial: globalização e questão ambiental.

O que cai na prova Concurso SME-SP 2019

O que cai na prova Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Para os candidatos aos cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio as matérias que compõem a prova de Conhecimentos Básicos e Pedagógicos são iguais aos dos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Entretanto, vale ressaltar que a parte específica será condizente com a formação do Professor, seja ele em: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Sociologia, Libras.

Consulte o conteúdo programático específico para cada área >> aqui <<

O que cai na prova Concurso SME-SP 2019

Como estudar para o concurso SME-SP 2022?

São matérias que não acabam mais, não é mesmo? Mas não se desespere e nem desanime você tem tempo hábil para estudar se começar agora.

Monte um cronograma de estudos isso certamente facilitará sua organização e você não ficará perdido nos estudos, confira o artigo Ciclo de Estudos para montar o seu.

Como você pode ver grande parte do conteúdo programático é referenciado, ou seja, você pode buscá-lo na internet de acordo com as referências.

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